Afinal, a Apple não inova mais?

setembro 06, 2013

Atenção, este post pode ser polêmico, pode resultar em alguns paranauês, ou até, na terceira guerra mundial!

Inovar, uma palavra pequena, são apenas 6 letras, mas elas podem mover o mundo, ou apenas causar confusões, o significado de "Inovar" é "Introduzir novidades" ou "mudar" e até "renovar", pessoalmente acho muito simples essa palavra, com grande poder, acho que inovar não é simplesmente lançar algo, e sim, renovar o mercado com isto, mudar o rumo, "RENOVAR", ditar o que é moda... Mas, a Apple parou de fazer isso?

Bom, é considerável grande inovação da Apple o iPhone, claro, que mesmo depois das mudanças no mercado, e a CRIAÇÃO de um novo mercado de 2007 pra ca, tenham criticas, muitos dizem que o smartphone já existia, a Apple apenas lançou uma modinha, tudo bem que antes não tinha o multitoque nem nada disse, mas tudo bem, aceitável esse tipo de opinião, mas voltando aos fatos, desde o lançamento do iPhone, o smartphone se tornou o principal lançamento do ano, o mais esperado e cultuado. Depois disso veio em 2010, o iPad, que resultou em vários tablets em 2011, muitos dizem que o tablet foi CRIADO pela Microsoft, em 2002, na apresentação de um trambolho com Windows XP, mas então a Apple não inovou? Vale lembrar que em 1983 Steve Jobs não só falou de tablets como mostrou ao mundo o Mac Tablet, que nem chegou a ser lançado, mas ja existia, com até periféricos hahaha. Em 2010 a Apple INOVOU, criando outro mercado, fazendo o tablet ser algo tão grande, tão desejado e cultuado pelos usuários, de novo...
Não preciso nem falar muito sobre o passado, iPod revolucionando musicas, a criação de uma loja de aplicativos que influenciou no mercado dentre outras pequenas coisas, mas e atualmente?

2008

Neste ano a Apple lançou o iPhone 3G(muitos dizem ser o que acabou com a Nokia*) e o iPod Touch 2, mas também lançou o Macbook Air, sim minha gente, o Macbook Air é de 2008!! Nem eu acreditava nessa, e o mercado? Desde 2008 tentando lançar um Notebook fino com um hardware potente, destruindo qualquer Netbook por ai, e o que aconteceu? Somente agora, nos ultimos anos que o mercado conseguiu isso, os "Ultrabooks" chegaram, com Windows, Linux etc, estão ai, mas e o Macbook Air? Desde 2008 esta ai, sempre apresentando como a linha de entrada da Apple hahah com o processador mais atual de Intel e memória de armazenamento SSD, algo que ainda é novo nos Ultrabooks.

Ano também de lançamento da incrível "App Store" a maior loja de Aplicativos até hoje e a... CRIADORA de todas as outras lojas de aplicativos, foi esta que mostrou este tipo de mercado ao mundo e fez as outras marcas criarem suas próprias OU investirem mais nelas.

Jobs mostrando o Macbook Air ao mundo
2009

Apple lança iPhone 3GS e iPod Touch 3, ambos com potencia dobrada e também os Macbooks Pro, que até hoje tem sua aparência copiada por várias fabricantes, outra inovação, mostrando o acabamento unibody ao mundo de verdade.

acer-air
Notebook Acer que é a cara do Macbook Air
2010 VISH

2010 foi um ano badalado, teve desde iPhone em bar até iPad, hahaha... Steve Jobs apresentou ao mundo o iPhone 4, o smartphone mais fino da época, realmente, lindo, com um diferencial.. Tela Retina, telas com alta resolução não eram tão populares, o concorrente direto do iPhone na época tinha uma resolução ridícula, hoje em dia, o mercado foi renovado, agora os smartphones com menos de 300 PPI já sofrem bullyng, é uma inovação de agradar os olhos.
iPad, sim sim sim, 2010 tivemos o iPad revelado ao mundo, trambolho de 1 cm, grande e desengonçado, super criticado, quem diria que foi um dos produtos mais copiados do mundo? o iPad não só inovou quanto revolucionou, produto que nos trouxe uma nova categoria e hoje é obrigatório as marcas terem seu tablet, a Apple em uma apresentação do ano seguinte mostrou uma imagem escrita: "2011, the year of copycats".

Uma noticia curiosa que chama o tablet de "prancheta digital": http://goo.gl/KyA6ES

iPhone 4 e iPad
2011

O ano em que começaram a falar que a Apple não inovava mais, no apresento o iPad 2, mais fino, leve e com câmeras, a evolução de seu tablet, que também mandou no mercado, agora, todo tablet deve ter câmeras decentes e ser leve.
2011 foi marcado pelo lançamento do iPhone 4S, muitos não gostaram de ter uma versão S do iPhone, este S significara "SIRI", o assistente virtual de empresa que... Inovou o mercado, quem diria? No ano da morte do co-fundador e visionário Jobs a Apple ditaria mais uma, agora todos os smarts devem ter uma assistente virtual, Samsung logo em seguida apresentou o S Voice, e agora o Google tem o Now... E as outras fabricantes também tentam.. haha

Keynote
2012

Ano passado teve o lançamento do iPhone 5, que obrigou as outras fabricantes a capricharem nos seus acabamentos, até a Samsung teve que chamar o plastico barato do S4 de "policarbonato", também fez a sony lançar um design baseado nos RUMORES que foram VAZADOS pela mídia hahahahhah, bom, se isso não é muito grande, ela lançou o iPad 3, tablet que fez todo mundo lançar os seus tablets top, obrigatoriamente com telas com grande resolução, o Google até se arriscou a lançar um Nexus 10, que tinha uma resolução maior que a do iPad, sim sim sim, mas... Não deu muito certo hehe.

No final do ano ela fez mais arte, os Macbooks com tela retina eram tão finos quanto alguns ultrabooks e tinham uma tela de alta resolução, isso também muda o mercado, Samsung lança notebooks de alta resolução, Google o Chromebook Pixel(também fail) e as outras vão se baseando nisso, em Outubro o iPad mini, que além de outra opção de tablet, era uma critica direta aos tablets de 7" polegadas, a proporção do iPad mini não só fez muitos se apaixonarem, como fez as concorrentes lançarem opções neste estilo, só que com bordas grandes, pois o Android não tem a tecnologia ante toques indesejáveis que a Apple tem faz alguns anos.

E Então...

Os rumores começaram a pesar, a Apple deixou vazar patentes de um smartwatch que ja foi rumor anos atrás e Tim Cook sem querer fala que a Apple esta para lançar o seu smartwatch, noticias começam a bombar, isso aconteceu de 2012 a 2013, essa patentes de feveiro veio a tona: http://www.geek.com/apple/apple-patents-smartwatch-with-flexible-display-1540638/ junto com outras, as noticias poluíram os sites:

http://olhardigital.uol.com.br/noticia/apple-deve-lancar-relogio-inteligente/32526

http://tecnologia.terra.com.br/eletronicos/apple-vai-lancar-relogio-iwatch-ainda-em-2013-diz-agencia,2e47ca39f863d310VgnVCM4000009bcceb0aRCRD.html

http://oglobo.globo.com/tecnologia/apple-deve-lancar-relogio-iwatch-ainda-este-ano-diz-fonte-7734912

http://pcguia.sapo.pt/2013/08/28/apple-pode-lancar-relogio-de-pulso-inteligente-no-segundo-semestre-de-2014/

Patente Apple


Mas, isso inovou?

A Sony criou um marketing em cima de seu Relógio inteligente, apareceram vários projetos de outras fabricantes, no Kickstarter era o que mais tinha(e tem), a Samsung no ultimo dia 4 lança o "GEAR" e ontem a Sony lança a segunda geração de seu relógio, o que isso significa? A cada peido que a Apple da o mercado se movimenta, este relógio, mesmo sem ser lançado, já pode entrar para a lista de inovações da Apple, eu mesmo, se a Apple não lançar o seu iWatch, ou lançar e não me agradar, estarei na loja comprando o meu Gear, sem dó.

Acho que inovar, não é apenas criar um novo produto, isso ninguém faz, inovar, é renovar o mercado, e a Apple vem fazendo isso todo ano, é inegável, são fatos... Eu me preocupo sim, com o dia que a Apple não conseguir mais inovar... Estaremos presos a mesmice... Assim como ficamos, lembro claramente de ter meu HTC P3401 em mãos, um smartphone lançado no ano do iPhone, com tela resistiva, pequena, sistema falho...

E o resto?

Lembrando que as caixas, carregadores, estilo de apresentações mudaram apos a Apple, só agora algumas fabricantes estão sendo originais com seus produtos, mas olhe esta imagem:

Apenas comparações
Bom, espero que tenham gostado do artigo, e que se inicie o fight!

*Acabou com a Nokia, pois com o lançamento do iPhone Original o que deu segurança a Nokia foi a falta do 3G e camera, o que foi concertado no ano seguinte(2008) como o iPhone 3G, mas isso é outra história.




Você também vai gostar:

10 comentários

  1. Ótimo post, e só um detalhe o Svoice é só para alguns e o google now apesar de ser muito rápido e super inteligente ele está mais para um identificador de voz do que para um assistente dito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, apenas destaquei que após a SIRI, as empresas se preocuparam com este tipo de tecnologia, todas tiveram que colocar no minimo os comandos de voz, coisa que tem no iPhone desde 2009

      Excluir
  2. Talvez o now nem seja tão inteligente...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E quase ninguém usa, ele consome a bateria, vários usuários desativam ele hueuhehueuuhe

      Excluir
  3. Apesar do texto regular, falta conteúdo agregador. Um diferencial que chama a atenção do leitor. Esses fatos são de conhecimento de todos. Como o público alvo é o ay maioria fanboy da Apple, esses argumentos são fracos.

    As empresas vivem de tendências.Tudo bem, a Apple ditou a maioria delas, mas o mercado já está saturado. Caso a Apple continue nesse ritmo, a bolha estourará e os papeis serao altamente desvalorizados como já está ocorrendo. Estude mais sobre o lado financeiro, afinal não basta inovações, precisa-se de números.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiramente este texto se basea em fatos e não argumentos, foi provado as mudanças no mercado e você quer falar de dinheiro?

      Por favor né, a Apple tem o maior lucro em anos e bate recordes todo trimestre com seus numeros, agora, isso não é pra fanboys basta ter consciência e ver que SAO FATOS, coisas que estão acontecendo e não opiniões pessoais, como a sua :33

      Excluir
    2. E uma composição: Este artigo tem como alvo aqueles que acham que a Apple não vem fazendo nada de positivo para o mercado nos últimos anos, se eu quiser falar com Apple fans, basta postar noticias e não conteúdo que atraia qualquer tipo de discussão, o legal é conversar sobre o assunto E NÃO contrariar esta discussão, acho que é um assunto importante, até porque, é feio cuspir no prato que come!

      Excluir
  4. Não há como dizer o contrário. Eles zelam muito pelo Nome e fazem excelentes produtos. Embora eu não seja fã, eles estão sempre na frente com lançamentos e renovações.
    Parabéns Renan!
    Samuel Silva

    ResponderExcluir