Como um produto Apple é bonito por dentro

setembro 05, 2013

Estamos cansados de saber que a Apple com Jony Ive, dentre outros designer deixa sempre seus produtos com acabamento de dar inveja, iPhone, iPads, Macs etc, todos sempre lindos, impecáveis, mas e por dentro, são tão lindos assim?

Posso dizer com toda a certeza que sim, e neste artigo, mostrarei o quanto a engenharia da maior empresa do mundo deixa seus produtos na mais alta qualidade, a começar pelo "Unibody" adotado pela Apple para seus produtos.

Produtos com acabamento Unibody são feitos com uma unica carcaça de algum material, atualmente na Apple é adotado o alumínio e o alumínio industrial, este tipo de acabamento esta presente em praticamente todos os dispositivos vendidos pela Apple, e como tudo o que a Apple faz, foi copiado por várias marcas, como alguns Nokia Lumia, Motorolas etc.

Macbook Air
Você deve pensar, nossa, deve ser difícil fazer a substituição de peças ou ter problemas na ventilação, bom, a Apple realmente não deixa alguns componentes serem trocados, como processador e baterias, pelo menos não de forma fácil.

Macbook com Tela Retina, uma verdadeira obra de arte
Claro que neste modelo não é possível a troca de algumas peças, já que é tudo onboard, Apple fez isso para proporcionar um Notebook fino, mais fino que muitos Ultrabooks da vida.

Observe as ventoinhas, os produtos Apple de alumínio já tem menos problemas de aquecimento, e com a engenharia que envolve as ventoinhas, é mais que arte, parece magico, existe um sistema inteligente, até a forma em que as hélices dos ventiladores são curvadas são propicias para melhorar a ventilação.

Imagem promocional do Macbook com tela retina, com uma leve explicação
Os auto falantes dos Notebooks da Apple também são bem pensados, tanto na potencia quanto como são montados, de forma que de um alcance dinâmico e boa resposta nos graves, a imagem abaixo explica:

Imagem promocional dos auto-falantes do Macbook com Tela Retina
Produtos Apple serem bonitos por dentro, não é novidade, eu desmontei um iPod Touch de 2ª Geração para dar uma olhada, até porque colocar tudo aquilo em 8mm no ano de 2008, não é pra qualquer um, só a Apple fez, e até hoje, ninguém consegue, eles só deixam finos produtos gigantes.

iPod Touch por dentro
O iPhone 5 ja segue a nova linha de engenharia, a bateria ocupa metade do aparelho e o hardware a outra metade, isso acontece desde o iPhone 4(2010), é bem inteligente, a Apple é a unica a deixar os produtos finos, mesmo menores, ex:

Um tablet da samsung, só é fino em sua versão de 10 polegadas, já a Apple lançou um iPad mini com menos de 8mm, o mesmo com os smartphones tops, o Galaxy S4 tem 7.9(medida desesperada de entrar na casa dos 7mm) com 5", gigante, já o iPhone 5 tem 7.6mm, em miseras 4", sua engenharia contribui para isso, e seus componentes.
iPhone 5 aberto
Observe como os componentes são bem encaixados, é incrível o nível de detalhes e também,  o tamanho dos componentes e parafusos, e não pense que é difícil trocar peças, a Apple otimizou a desmontagem da tela para fácil remoção, qualquer assistência técnica ou usuário com o minimo de experiencia pode trocar.

Futuro

Apple em sua nova linha, enche o peito pra dizer que seus produtos são os futuros da categoria, e tem razão, o Macbook com tela retina, é tao fino quanto ultrabooks, tão potente quanto Notebooks gamers e tem a tela perfeitas para profissionais, tudo bem planejado, isso sim é o futuro, facilidade, o iMac, o futuro do desktop, mostra como um desktop pode ser potente, fino e profissional, já o Mac Pro,  não tem nem o que falar, e sim mostrar:

Substituição de peças:

Troca de memória

Ventilação:

Núcleo térmico

Ventilação

Saída de ar

Design
Muitos criticaram o design, mas mal sabem, que o design foi planejado para ter boa colocação de peças e ventilação uniforme, é lindo por dentro, e elegante por fora.

Processadores

Memoria de armazenamento FLASH

GPU
O Novo Mac PRO é mais do que perfeito para profissionais, e ja suporta 4k, lembrando que os monitores da Apple serão lançados até Outubro o/

Bom, fico por aqui, este post foi apenas para, mostrar pra vocês  um pouco dessa história, agora, quer saber mais sobre isso? Entre no site da Apple, la vai ter sobre como é montado o iPhone, e explica como cada iPhone é único, também mostra, mais do hardware dos produtos, algo lindo de se ver, só os preços que não são muito bonitos :/

Até a próxima!








Você também vai gostar:

9 comentários

  1. Adorei o Post e espero que suas previsões sejam as certas.

    ResponderExcluir
  2. O post tá perfeito... Que a Apple tem produtos de alta qualidade, alinhando qualidade e design bonito, melhor casamento entre hardware e software, ninguém é tolo de dizer ao contrário. MAS a inovação MORREU junto como Tio Jobs, ninguém pode negar '-'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://unicornioinfeliz.blogspot.com.br/2013/09/afinal-apple-nao-inova-mais.html Bom, eu acabo de negar.. :3

      Excluir
  3. Só devo comentar algo, porque a Nokia e a Motorola copiam? O "Unibody" que a Apple diz é só uma peça de Alumino, nada de mais, que liga o corpo e a tela com um só pedaço, mas porque se uma empresa utiliza o tipo de construção deve ser copia? Isso é tão sem fundamento só porque a Apple usou primeiro não siginifica que o resto é copia, quantas coisas a Apple já "copiou"? Como dizem... E a Nokia samba e lacra as caras com o policarbonato, vocês só pararam de chamar de plastico quando o 5C lançou... Ah! Isso é copia do 620! (Agora sim é uma copia) E não sou fanboy, defendo que as empresas podem lançar seus produtos sem ser chamados de copia por um tipo de construção. E o unico Motorolas lançado com essa tal "tech Apple" foi um Droid Ultra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah e adicionando, o Lumia 800 comparado ao iPod! é igualzin!

      Excluir
    2. Ola leitor "Anonimo" hahaha

      Bom, esse tipo de construção não era popular antes da Apple o mostrar como feature, se você achou que falar copia algo ofensivo eu peço suas sinceras desculpas! =D

      Agora, fundamento tem, é só você estudar um pouquinho... A Nokia por exemplo, peca feio em sua estrutura unibody que usa um estilo diferente da Apple, ela coloca o hardware preso ao vidro, quando você remove o vidro por exemplo, a placa logica do celular vem junto, isso significa que uma queda não só pode provocar um vidro quebrado, como também pode trazer mais danos. Se ela samba e lacra, deveria ser fazendo algo bem feito, com engenharia de ponta e não algo assim.

      O iPhone 5C(não nao tem nada a ver com o caso, mas ja que seu haterismo falou mais alto...) é sim feito de PLASTICO, policarbonato é PLASTICO! e existem variações do material, se você acha o iPhone 5C semelhante ao Lumia 620 não deve ter visto um pessoalmente, e eu indico que veja antes de comentar esse tipo de coisa sem sentido.
      Ja sobre qualidade, o iPhone 5C vem revestido em metal, pesquise para ver sobre sua estrutura complexa, é interessante! =D Se quiser também pesquisar sobre os materiais usados, tem muita coisa legal.

      Ah e adicionando, Lumia 820 nem unibody é, ele é feito de maneira comum, como celulares de entrada... deveria pesquisar mais antes de falar. Se quiser, veja videos do i fix it para saber melhor sobre.

      Obrigado pelo comentário leitor "Anonimo"(ou quase isso).

      Excluir