2ª Guerra: Conheça Oskar Schindler

outubro 12, 2013


Vou aqui dando mais uma série de posts no meu blog que eu TALVEZ vá tocar em frente, esta série vai se tratar de Segunda Guerra mundial.

Vou começar com algo que já me emocionou muito e inclusive já foi assunto de um dos 10 melhores filmes da história, é o Oskar Schindler.

Oskar Schindler nasceu em 28 de Abril 1908, era um membro do Partido Nazi, que desempregado se relacionou com grandes comandantes do Nazismo, ele se estabeleceu com dinheiro de Judeus, e fez uma fabrica de panelas se transformar em uma fabrica de munição, na qual empregou 350 Judeus durante a guerra, ele em meio a toda aquela barbaridade foi lucrando e ficando cada vez mais rico.

Com tudo isso acontecendo, e com todo o dinheiro que conseguiu pegando dos Judeus, persuadindo grandes autoridades com bebidas, mulheres e joias raras, ele passou a ter contato direto a campos de concentração, onde comprava Judeus para trabalho escravo, mas algo diferente aconteceu com ele, ele passou a ver não como animais, e sim como pais, mães e crianças, sendo mortas covardemente por militares aliados ao Nazismo.


Em um dia Oskar viu milhares de corpos serem queimados ao ar livre, enquanto Nazistas zombavam de tudo aquilo, movido por tudo isso começou junto a seu contator também Judeu a escrever a lista, passou a noite inteira montando esta lista, com 1200 nomes de homens, mulheres e crianças, ele montou uma fabrica em Brunnlitz e comprou dos Comandantes estes Judeus e os mandou para esta fabrica, onde tinha comida, cobertores e água, lá ele descalibrou todas as maquinas, que produziram munições com defeito para o exercito.

Fábrica
Em meio a todo o acontecido a guerra acabou, e Schindler se tornou um fugitivo, até porque era um membro do Partido Nazi, ele se pronunciou ao seus Judeus, dizendo que estavam livres e que ele deveria fugir, os Judeus fizeram um anel, com o ouro da boca de outros Judeus que cederam seus dentes para que fosse feito, e fizeram uma lista, onde todos assinaram, declarando ele um herói  na despedida Schindler chorava, com remorso pois achava que poderia ter salvo mais Judeus, foi quando lhe foi dito a frase: "Quem salva uma vida, salva o mundo inteiro" inscrita no anel em hebraico, ele fugiu, foi um dos únicos que conseguiram salvar Judeus na época, ele recebeu a designação Justos entre as Nações em Israel em 1963, e morreu dia 9 de Outubro de 1974, foi enterrado em Jerusalém

Sepultura de Schindler em Jerusalém. A inscrição em língua hebraica diz: "Justos entre as nações"; a inscrição em alemão diz: "Salvador Inesquecível de 1200 Judeus Perseguidos".
Em 1993 Steve Spielberg fez um filme que retrata muito bem o que aconteceu, A Lista de Schindler é considerado um dos 10 melhores filmes ja feito, e é em preto e branco, somente no final do filme ele fica colorido, quando os Judeus agradecidos vão a seu tumulo deixar pedras, que simbolizam gratidão a tudo o que ele fez.

Ele é considerado um dos maiores heróis da guerra, e até hoje milhares de Judeus são gratos a ele por ter sido um dos poucos que os viu como seres humanos na época.

Vale a pena lembrar que existem muitos Brasileiros com Avós ou até pais que estavam na lista, você pode ter acesso a lista original por este Link: http://alistadeschindler.com/Lista

E se quiser aprender mais sobre o que aconteceu, vale a pena visitar este site, que conta com mais detalhes: http://alistadeschindler.com/

Você também vai gostar:

0 comentários