Afinal, a Apple não inova mais? [2013]

dezembro 17, 2013

(Atenção, para a melhor compreensão dos pontos de vista, é legal ler até o final, se não entender, leia novamente ou me pergunte :9)

Em Setembro fiz uma postagem aqui no blog que falava sobre as inovações que a Apple fez de 2007 até 2012, mostrando com fatos que esse negocio que a Apple não inova mais é argumento de hater desinformado, no fim do post fiz também umas coisinhas que poderiam mudar 2013, já que a Apple ainda não tinha lançado produtos, pois seu calendário de lançamentos foi alterado(iPhones em SET e iPads em OUT.).

Mas e em 2013, a Apple inovou ou mudou algo? Bom, neste artigo a discórdia vai ser pregada SIM, porque creio que tem muita gente ai tentado levar coisas que a Apple trouxe como sucesso de outras marcas, vamos ver o que a Apple fez pelo mercado e pela tecnologia neste ano.

Agora é grátis e roda em mais maquinas O_O'

Algo simples, mas que pode mudar um pouco o mercado é a Apple deixar as atualizações de seu sistema operacional para Desktops e Laptops grátis, o OSX Mavericks não só pode ser instalado grátis como roda em maquinas de até 2007, Macs que não receberam Nem o OSX Lion estão recebendo o Mavericks, e estão mais fluidos do que com a versão antiga(Snow Leopard), outra coisa interessante é que tem Macbook do ano passado ficando 12 horas ligado a bateria em um uso razoável.
A questão do preço, perante muita gente é irrelevante, porque a MS por exemplo vende seu SO separadamente da maquina, mas... E as atualizações pra quem compra? Devem ser grátis sim, afinal, Windows custa quase um rim...  O OSX tinha um valor de uns 20 USD se não me engano, mas vale lembrar que as Atualizações de SO moveis também eram pagas!!!111ONZE!! Mas la pra 2009~2010 A Apple fez com que as atualizações do iOS(até então iPhone OS) grátis, o que forçou a industria a deixar os próximos todos grátis também.
Outra coisa, além do valor, ele teve uma melhora de desempenho revolucionária, algo que vou tratar com um artigo muito em breve.

Touch ID

A Apple as vezes tem a capacidade de pegar algo já lançado(até por ela mesma) e trazer da forma certa, da forma que vai ser REALMENTE útil ao mercado, acontecem com o iPad(ela ja havia apresentado um tablet em 1983) por exemplo.
Com o Touch ID não foi diferente, mesmo com o Atrix fracassando há alguns anos a Apple resolveu lançar um iPhone com sensor de digitais, mas dessa vez ele fez o que a antiga Motorola deveria ter feito, um sensor decente! O Touch ID identifica sua digital em 1 segundo, e raramente falha, muito diferente do antigo Atrix que precisa masturbar o sensor par funcionar...

O Touch ID é coberto com Safira e aceita o seu dedo em qualquer posição,  ele é bonito, pequeno e elegante, você desbloqueia o seu iPhone com segurança apenas apertando o botão Home durante alguns segundos... O legal é que isso já fez barulho no mercado, a Samsung já anunciou que vai lançar um smartphone topo de linha com um sensor biométrico, e ja tem rumores de um sensor de retina.. Impossível negar que esse tipo de preocupação com segurança não tem influencia com o Touch ID.

Cores, ouro e estilo

Você já deve estar preparando os seus Nokia coloridos para jogar em mim, não é? Deixe as pedras de lado...
O iPhone 5C na minha humilde opinião veio sim com muitos erros, bobos, como o estilo pastelão das cores, se fossem cores mais sólidas creio que faria mais sucesso, outra coisa é que não seguiu o padrão de face branca dos iPods Touch coloridos, se seguisse não ficaria tão bizarro a aparência... MAS mesmo não atingindo o esperado, o iPhone 5C contribuiu para os recordes do iPhone neste ano e vendeu(coisa que até eu duvidava), outra coisa legal foi o marketing econômico que o iPhone 5C fez para o iPhone 5S na Asia, foi genial, Tim Cook realmente é um mestre quando se trata de economia.

O esquema das cores ajudou até um pouco no Marketing dos Nokia Lumia, e se em 2015 a Apple resolver lançar um iPhone colorido em alumínio industrial, vai sim ganhar muitos fans!!

Já o ouro do iPhone 5S foi o que fez mais sucesso quando se trata de aparência, todos achavam que o iPhone de baixo custo(que nunca existiu) iria movimentar o mercado asiático, mas o iPhone 5S fez tanto sucesso, que a Apple aumentou sua produção anormalmente, e atingiu 9 Milhões de vendas de iPhones em 2 dias, pra você ter uma ideia, a Galaxy S4 lançado antes do meio do ano, só chegou a 10 Milhões este mês!

A Apple também tirou as bordas do iPad maior, o que vai reforçar mais ainda a ideia de "no border" do iPad mini e ja esta tendo seu reflexo no mercado, com os novos Gtabs e outros dispositivos, mesmo com a Microsoft pegando no pé do iPad, ela conseguiu manter um tablet potente sendo o mais desejado, e agora com 7,5mm esta forçando as fabricantes a emagrecer os tablets HOHOHO.

Processador A7 fez mais do que devia

Eu já publiquei um artigo aqui falando do A7, mas ele fez mais do que eu pensei que faria... Eu destaquei que mesmo sem um processador mais potente a Apple costumava dar um banho de desempenho e este ano ela também deu um banho nos números, mas isso foi além do que eu escrevi em Setembro.
A Qualcomm de inicio falou que era só marketing, depois desmentiu, tudo isso porque realmente o A7 amedrontou os concorrentes, agora todos eles trabalham em processadores 64bits, o problema é que não estavam preparados pra isso, pesquise um pouco mais e verá, vários estão com o orifício rugoso anal na mão, a Samsung anunciou também que lançaria um Smartphone topo de linha com 64bits, o que vai ser difícil assim de ultima hora ~Obs: Não me venha falar que ela fabrica os da Apple, a Apple investiu quase 1B em pesquisa, fabricar é bem diferente do que criar, isso não significa que seria fácil para a Samsung fazer um parecido, a não ser que seja de forma ilegal, o que pode foder ela~

Olha só o que um funcionário da Qualcomm falou hoje(17/12/13):

“O chip de 64 bits da Apple nos acertou em cheio! Não somente nós, mas todo mundo. Nós estávamos de queixo caído, tontos e despreparados. Não é uma grande diferença de performance agora, porque a maioria do softwares não se beneficia disso. Mas é um grande truque em termos, pois são 32 a mais! Agora todo mundo quer isso.”
O A7 não só vai revolucionar este mercado que até Setembro de 2013 a Apple era julgada inferior que as concorrentes, como conseguiu dar medo a todos os especializados.

O medo é grande porque não é qualquer uma que tem o controle do Hardware e Software na mão igual a Apple, para alterar a arquitetura do processador sem sofrer tanto, mesmo a Apple com tudo isso, teve que atualizar o iOS 7 no iPhone 5S para tirar bugs, mas imagina só uma Samsung que teve que fazer isso correndo e agora, mais do que nunca precisa de adaptar os recursos a plataforma? E levando em consideração o suporte dela, os usuários da próxima geração de Galaxys vão sofrer.

POLEMICA - iOS 7 e design(este tópico vai dar merda)

Eu venho guardando minha opinião direta sobre o todo do design do iOS 7, aqui vou falar o que acho deste paranauê... Gostei, achei muito bonito, era exatamente a evolução que eu queria, não alterar a usabilidade, apenas melhorar, não vou falar tanto das diferenças de performance dele, mas vou falar do design.
Muita gente quando viu o iOS 7 achou um absurdo algumas coisas como: Multitarefas, Central de controle e notificações...

-Multitarefas por usar o sistema de "cartas", isso porque o Windows Phone colocou este estilo antes, mas acredito que essas pessoas ou tem a memoria fraca, ou não entendem muito de iOS, o iPhone por métodos 3ºs já tinha com ter esse design implantado, eu não gostava porque como muitos apps ficavam em pausa, não compensava instalar Jailbreak para deixar apenas mais bonito, mas como agora o iOS 7 vem com um multitarefas para todos os apps(algo que sinceramente não é necessário, sorry Apple), ficou bem legal, porque é muito legal o jeito que você faz a transição... Ja o WP, ele recarrega o App, cara é uma desgraça porque é como ele salvasse um print do App para o Multitarefas, não fica tão legal e fluido como o iOS ficou, e como eu disse, isso não era uma exclusividade da MS, bom, todos sabemos que a MS e Samsung, tiveram algumas coisas implantadas nos seus sistemas de origem do Jailbreak, assim como a própria Apple. E EU TENHO PROVAS:
-Centrais de controle e notificações Podem até dizer que o iOS pode ter pego do Android o negocio de puxar de cima para baixo, embora sempre existiu o SbSettings no Jailbreak do iPhone faz a mesma coisa(2008), mas o iOS 5 trouxe uma verdadeira central de notificações para o iOS, o Android ja oferecia alguns recursos diferentes e com o iOS 7 a Apple se afastou mais do conceito do Android, não estou falando que o Android esta errado, gosto da barra dele, mas o iOS 7 traz somente notificações de cima e de baixo, de forma mais pratica pois se adéqua melhor a sua mão, a central de controle, com coisas bem legais, como lanterna e acesso ao Air Drop(não falarei do Air Drop hoje, sorry).

Mas o que acho mesmo no iOS 7 que tem a ver com o que estamos abordando hoje, são os princípios do design, isso sim é o mais polemico do dia, pois muita gente vai discordar...

A Apple sempre trabalhou mais com o Skeumorfismo, o lance de fazer as coisas parecerem como são na realidade(na duvida, Google), os designers gostam muito disso, mas mesmo com isso, a Apple sempre trouxe o minimalismo a suas interfaces, mesmo com profundidade e texturas, no iOS 7 ela trouxe mais do Flat design, que mira coisas planas, claro que muita gente diz que isso é uma inovação da Microsoft, o que é uma piada!

Eu gosto do Windows 8.1 e suas tiles, mas qualquer designer experiente não vai concordar que os quadrados com ícones brancos no meio não são bem isso, por mais que seja legal, não foi ele que trouxe, acho que ele trouxe sim uma evolução, até mesmo nos web sites responsivos e popularização do Widescreen nos computadores. O design flat, ja estava vindo como fator evolutivo nas coisas, as texturas só pesavam nos sistemas, os websites ja estavam se adaptando, e com o Windows 8 creio que mudaram com mais velocidade, e também mudou a proporção, mas os aplicativos mudaram mesmo com o iOS 7, os apps para Android estão seguindo este caminho, e aquela velha interface de ficar mudando pro lado, com texto cortado sumiu do WP, agora os novos Apps vem no padrão do iOS com texturas planas, ou seja... Por mais que a Microsoft tinha o queijo, a Apple tinha a faca e a goiabada =D

Mas muitos designers estão preocupados, o design flat mais pregado no Windows, perdeu muito algumas profundidades e cores, a Apple com o tempo tende e mesclar tudo isso, o iOS com os anos vai ganhar algumas profundidades e coisas parecidas com a realidade, o iBooks mesmo, não perder o modo de mudar de pagina, porque todos adoram aquilo, creio que com o tempo o iOS não vai ficar apagado. Pra os fanboys MS deixo a seguinte mensagem de um cara que mexe com design(não sei o nome do fdp): "Flat não é falta de informação, é a informação da maneira certa, sem exageros". Muitos acham que o Windows traz um downgrade no design e não uma real evolução.

Acredito que o Windows trabalha com um Flat design estético, já o iOS trouxe de forma funcional, pois grande melhoria no desempenho no iOS aconteceu devido ao menor carregamento de texturas. Olhe estes modelos minimalistas e bem flat que estão mais para iOS 7 do que para Windows:
Não é certo dizer que quadrados trouxeram o flat design a moda, foi um todo, e o iOS mostrou como isso deveria ser feito de maneira correta, afinal, os sites modernos parecem mais o Windows ou o iOS? Então né ;) nao me venha falar que a MS patenteou as formas geométricas

Estes são apenas alguns detalhes que quis mostrar pra vocês, acredito que sem as novidades da Apple este ano, os processadores e as interfaces gráficas do ano que vem seriam "menos ricas", muitas das coisas que a Apple apresentou este ano, já foram anunciadas por outras fabricantes, algumas até uma semana depois dos seus respectivos lançamentos, negar a inovação que a Apple traz todo ano, é negar ao obvio e a lógica, não é que só ela é inovadora, mas sim que ela é uma das que mais contribuem para diversos mercados.

E você, concorda com o que e discorda do que?

Você também vai gostar:

2 comentários