Review da Grey AKA iPad Air

março 22, 2014

Com o passar do tempo você vai admirando certos produtos que além de revolucionários, mantém um padrão de qualidade sem igual, esta é a impressão que a maioria das pessoas tem do iPad, até mesmo alguns não tão familiarizados com produtos Apple aplaudem de pé o iPad e o colocam como o melhor tablet do mercado.

É interessante também a preocupação da concorrência com ele, a coisa mais comum é ver a Nokia, Microsoft e Samsung atacando o iPad como se não houvesse amanhã, na minha humilde e desnecessária opinião isso não passa de medinho.

Eu comecei o ano com um dilema, não sabia escolher entre o iPad e um Notebook para começar o meu ano universitário, claro que a maioria das pessoas votam no notebook, mas eu fiquei com a pulga atrás da orelha, e como tinha medo de comprar um note e me arrepender, resolvi esperar, e comecei o ano letivo. Antes de completar um mês de faculdade eu já estava decidido, no dia 13 de Março encomendei um iPad Air na Apple Store Online.

Durante as aulas eu notei que o notebook não seria “portátil o bastante”, pois tudo se consiste em anotações, visualização de conteúdo e MAIS anotações, o notebook seria difícil de transportar para a faculdade e o pior, utilizado nos laboratórios e na sala de aula, além de escandaloso ele é pesado (tá, talvez o iPad chame mais um pouco de atenção, mas você entendeu). Por essas e outras achei que o iPad seria bem melhor na escola, e como eu tenho 2 computadores ligados em rede e 2 notebooks disponíveis em casa, não seria problema, e uma coisa muito interessante de se destacar: iPad é um produto Apple, mesmo depois de usado, eu poderia anunciar por 2 mil reais, venderia fácil se me arrependesse!  Mas ele chegou, e já faz parte da minha vida, vamos agora falar sobre as minhas impressões do tablet da Apple!

Eu escolhi o modelo cinza espacial, pois essa cor vem me seduzindo desde o iPhone 5S.

Design – Mais do que bonito, chega a ser uma feature

Outras pessoas também usam tablet na escola, muitos usam iPads e muitos usam tablets Android, o iPad Air em especial ainda é novidade, e as pessoas se assustam com o quanto é fino, e toda essa leveza no design em um tablet é essencial!
Com apenas 7.5mm de espessura o iPad proporciona maior portabilidade, e elegância, ele pesa cerca de 400 gramas(se quiser valores exatos visite apple.com), isso te proporciona uma experiência de uso ESPETACULAR, enquanto a maioria das pessoas são obrigadas a depois de um certo período segurar os seus tablets apoiados em algo, o iPad Air pode ser segurado com uma mão, enquanto é manipulado por outra tranquilamente, além de poder ser carregado sem problema, o seu acabamento em alumínio proporciona uma ótima pegada, com sua nova borda fina nas laterais o iOS conta com um sistema anti-toques não intencionais, vai por mim FUNCIONA!

Claro que nem tudo são flores, o iPad Air é o mais fino da categoria, mas se você quiser um tablet para usar com uma mão, ou ter a maior portabilidade possível, pegue o iPad mini com tela retina, eu preferi o Air pois é melhor para fazer anotações e contas na faculdade com uma caneta. Um ponto negativo de forma técnica são as bordas chanfradas, elas são lapidadas com diamante, proporcionam ao usuário uma bela visão do tablet, quando você o põe na mesa, por exemplo, a luz bate nas bordas e é como se elas acendessem, o lado negativo é: Em alguns jogos, elas podem ser pontudas e incomodar, principalmente nos jogos em que você não pode configurar os controles ao seu gosto(felizmente a maioria tem esta opção), <fanboy>agora, eu como um fan de design, não trocaria as bordas chanfradas por bordas mais confortáveis, por mais que elas podem parecer chatinhas, é lindo de mais de se ver</fanboy>.

No geral estamos falando do tablet de grande porte mais bonito no mercado, eu encho o peito pra falar isso, pois nenhuma concorrente chega perto de tanta precisão, a Apple como sempre samba neste quesito. Vou postar esta semana uma galeria de fotos tirada com meu Lixumia 720 pra vocês :3

iOS 7.1

Ele veio com o iOS 7.0.6, e eu usei por um dia inteiro só para ver se realmente teria alguma diferença para o iOS 7.1, depois de uma atualização BEM RAPIDA(via iTunes, ouvi dizer que via OTA estava bem lenta) eu posso dizer que parece até outro SO!

O iOS 7 já era bem legal, cumpria o que prometia, mas assim como vários jornais vem noticiando, o iOS 7.1 além de melhorar a experiência no iPhone 4/4S, traz muito mais suavidade e velocidade aos iPads! É incrível como ele ficou mais rápido, isso porque esse bixinho vem com o tão poderoso A7(X), sim ”X”, o processador A7 do iPad Air é mais potente que o do iPhone 5S e iPad mini Retina, não sei porque a Apple não adicionou o X, rumores dizem que é por causa da banda (A7X).

Limitações são citadas EM TODAS as discussões em grupos ou fóruns que participo, eu quero MUITO que vocês me façam perguntas, sobre coisa coisas que vocês julgam limitações da Apple, pois eu canso de ouvir que iOS é um sistema fechado, tudo bem, embora tenha até no menu Geral de configurações uma aba só para apps que podem utilizar o Bluetooth para transferir arquivos(permitido desde o iOS 6), a Apple não oferece isso nativamente, apenas via Air Drop! Porém eu sinceramente amo o Bluetooth do iPad, mas para o que ele foi feito, para usar periféricos! Ele funciona muito bem com baixo consumo de energia.
Fora isso(que não me afetou) eu não senti UMA limitação, sério, se de fato algo me limitou, nem notei devido a alta gama de serviços que a Apple oferece para fazer de tudo em meu iPad!

Concluindo o iOS 7.1 traz mais opções, uma SIRI mais inteligente, mais velocidade, iPad Air roda um sistema operacional fluido, funcional E LINDO! Vale a pena citar aqui, no quando as pessoas ficam VIBRADAS com o efeito 3D na lock e homescreen!

Câmeras

Vish, falar de câmeras em tablets é complicado, eu já ouvi um argumento que dizia que *NÃO* ter câmera em um tablet era uma feature de um tablete Android.. WTF?!

A câmera frontal cumpre o prometido, da pra fazer vídeo chamadas tranquilamente, utilizar como espelho (girls like this) e até tirar algumas fotos, porém eu deixo aqui uma pequena opinião minha: A Apple deveria colocar uma câmera mais potente na frente, afinal no tablet nos usamos mais a frontal do que a traseira.
A câmera traseira me surpreendeu, a câmera iSight de 5MP do iPad Air(que também esta no mini Retina) tira ótimas fotos, ela pode quebrar um galho em uma emergência, ou para você incluir algo rapidamente em um projeto no iMovie. Falando em iMovie, ela filma em Full HD, é uma belezura, inclusive tem um aplicativo, o Action Movie FX que você pode adicionar efeitos MUITO legais em suas filmagens, fazendo montagens diversas! Eu indico (it’s free!)

~Por favor gente, por mais que os tablets trazem câmeras traseiras muito boas hoje em dia, não fiquem tirando foto no espelho com eles, é ridículo!~

Esta semana, vou postar fotos tiradas com o iPad pra vocês em um post especial :3

Desempenho

Difícil falar disso, o A7 do iPad Air já desbancou os Exyno octa da vida, o A7 é inovador, potente e maravilhoso!
Não tem engasgos, eu instalei vários jogos pesados e todos estão rodando tranquilamente, inclusive você pode abrir vários apps de uma vez sem problemas... Vale a pena destacar que esse desempenho se tornou ainda melhor com o iOS 7.1, as animações ficaram mais fluidas e bonitas.

Na duvida deste quesito, vá você mesmo numa representante da Apple, Walmart ou qualquer loja que disponibilize o tablet para uso, com certeza eles contam com várias amostras interessantes de Aplicativo para se fazer testes e ter a plena certeza, mas se quiser confiar em mim: “Tablet com o melhor desempenho do mercado”.

iCloud, email, calendário e mimimis

Bom, tanto se destaca o ecossistema da Apple, mas pouco se falam nele, a Apple não mente, é tudo integrado perfeitamente, eu como já tinha o meu calendário certinho no meu Lumia, então já mesclei tudo e estou adaptando, já que pretendo ter um iPhone e todo o ecossistema da Apple daqui um tempo.

Bateria

Olha que traseira 66'
Isso não se discute, todo ano sites, blogs e reviewzeiros da vida deixam bem claro que o iPad é o tablet com melhor bateria, isso se deve não só ao tamanho dela, mas também aos componentes que consomem ela cada vez menos!

A Apple não acredita que um aumento nos números traz  o conforto ao usuário, e sim tecnologias inteligentes, o iPad Air mesmo promete(e cumpre)  as mesmas 10h de bateria do iPad 4, comigo a bateria dura 10h só se eu jogar MUITO os jogos com gráficos pesados, ele traz uma autonomia de até 15~20 hrs dependendo do uso, ISSO É SERIO, eu usei ele alguns dias só para ler feeds, redes sociais e iBooks, isso me resultou de ficar das 11h da manhã de um dia, até as 6h da manhã do outro dia com uma sobra!!!!11ONZE!!! Claro que nos últimos dias eu tenho abusado e ele tem durado menos hahaha!

Tela

Olha vei, na boa vei.. na boa... Estamos falando da tela do iPad Air, ele não tem mais tela retina no nome, mas vem equipado com essa DELICIA de tela, acho que a maioria dos meus leitores já teve a oportunidade de usar um iPad com tela retina, se não teve, eu super recomendo!

A tela retina é tida por muitos como um recurso de luxo, e realmente é algo que causa um certo conforto, mas não acho diretamente luxo, embora o iPad 1, 2 e mini tenham uma tela MUITO boa, a tela retina traz um conforto sem igual para leitura, isso combinado com a tecnologia IPS usada em iDevices, faz seu iPad ter a tela com maior destaque do que já tem em ser um produto touchscreen!

Aplicativos

Para Feed eu venho usando o Feedly e Flipboard, creio que sejam os maiores na categoria, além de gratuitos são muito precisos e lindos de se usar, mas se vocês conhecem algum aplicativo na categoria melhor, evite discussões e apenas me indique nos comentários <3
Em termos de games, a App Store é a mais completa, além de todo o acervo normal, a Apple tem muitos jogos exclusivos de extrema qualidade, e não sei porque, noto que os games e apps desenvolvidos para iOS rodam um pouco melhor, ou mais bonitos do que para Android, embora o robozinho verde tenha também muita qualidade, agora, perto do Windows Phone, o iOS parece uma evolução de décadas.... Experimente jogar Asphalt 8 em um Lumia e em um iPhone, ou em um tablet W8 e em um iPad!

No total meu iPad já tem 79 aplicativos instalados, e isso já fez meus 32 GB de armazenamento sumir :C Eu até pensei em pegar um iPad de 16 + 4G, mas me dei conta, que por mais que os comerciais da Apple sejam convincentes, não vou usar meu iPad em cima de uma torre de energia eólica, e meu celular é um ótimo roteador(só serve pra rotear e câmera esse lixo).

Unboxing

Muitos pediram, eu prometi mas não fiz o Unboxing do produto, peço desculpas, é que ele chegou e eu fiquei bem “eufórico” feito uma criança para testar o novo brinquedo, acabei não filmando, mas vamos ao primeiro unboxing escrito feito por alguém não retardado mental:

Vocês sabem que a boa experiência da Apple começa ao abrir a caixa, que além de linda é elegante, serve até de enfeite para alguns (mas eu prefiro deixar ela no armário), na caixa não vem mais manual, assim como a maioria dos produtos vendidos hoje em dia, ele vem com carregador, cabo, dois adesivos da empresa e guia rápido, tudo muito bem colocado, a ponto de surpreender meu pai, que é muito exigente com tudo.
Ao ligar ele, você pode configurar de forma bem rápida, como vocês já sabem, se quiser saber mais, veja no Youtube um vídeo, eu antes de comprar costumo ver pra matar a curiosidade.

Uma coisa legal, é o pós venda da Apple, ela manda email perguntando se o aparelho chegou bem, sobre a transportadora, se eu conheço os serviços de pós venda(alguns muito interessantes, que eu nunca tinha ouvido falar) e tudo mais. Graças a Deus meu produto chegou inteirinho, todo lindão.

Uso

Então, eu comprei o iPad para usar na faculdade, e isso foi a única maneira de convencer as pessoas que não comprei um brinquedo, mas quando meus amigos e familiares viram ele em funcionamento, esqueceram do seu preço e já pensam em adquirir, os tablets tendo o iPad em especial, podem ajudar muito, eu levo o meu pra todo canto e faço tarefas de forma rápida e fácil, esse comportamento fez com que meu pai e irmão estejam interessados em comprar alguma versão do tablet da Apple para uso.

No geral eu levo a “Grey” para todo canto, na faculdade eu evito tirar ele da mochila atoa, é claro, por mais que lá não tenha tantos larápios quanto tinha na minha antiga escola, não gosto de chamar a atenção, mas em algumas aulas ele já tem me ajudado muito, e nos dias que saio mais cedo ele me distrai muito na van! Para leitura ele é perfeito, essa semana eu baixei e estudei a constituição gratuitamente na iBookstore, além de ter opção de leitura, zoom e tudo mais, muitos clássicos e livros do código penal, e tudo mais são gratuitos! (vale a pena citar, que todos os apps que baixei até agora são gratuitos, dentre eles, grandes nomes, consulte a App Store antes de sair falando que na Apple é tudo pago, evite falar merda)

Um ponto muito chato do iPad Air: A tela mancha com muita facilidade, achei que o Gorilla Glass 3 ajudaria neste quesito mas... HABEMOS SAFIRA nas próximas gerações, por favor!

Gente, se eu não falei de algo, ou se falei alguma merda, ou se tem alguma duvida, pode tirar nos comentários que responderei todos segundo o IQQ (índice que eu quiser).


PS: Não se esqueçam de citar as limitações que vocês tanto cagam pela boca, pra ver se vou notar também elas!


Você também vai gostar:

6 comentários

  1. Parece ser uma boa maquina, parabéns pela sua aquisição Renan. :)

    ResponderExcluir
  2. Esse é o iPad que você disse sentir um orgasmo ao mexer?

    Obs.: Ah, põe os comentários linkados com o Google+ logo. Deixa de ser hipster.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, esse é meu novo bb..

      Vou checar se o Template vai suportar, vlw pela dica =D

      Excluir
  3. vc disse mencionou que o processador A7 do air é superior que o do mini,mas o quão superior é?
    A um bom tempo atras eu tinha visto uma matéria no tecmundo que dizia que o A7 do air possuia 0.10 GHz a mais comparado com a versão do mini, ou seja, um aumento de frequencia quase que insignificante... não sei se isso é mesmo verdade. Boa matéria BTW

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando se trata de Apple, cada detalhe é importante.

      Excluir