iOS 8: Conheça os novos recursos - Será que a Apple tem copiado alguém?

junho 04, 2014

É, eu sei que este artigo é polemico... Por mais inocente que seja, apenas falar as novidades de um sistema operacional revelado em uma conferencia de desenvolvedores, sempre vai ter um na multidão que não tem o menor bom senso e vai falar um monte de porcarias como verdade absolutas, mas vamos la.

Inicialmente temos que observar a postura da Apple na apresentação do iOS 8, por mais que a apresentação teve maior foco nos desenvolvedores e OSX, a Apple deixou bem claro que o iOS é um de seus principais foco, Tim Cook deixou seu jeito Gentleman de lado e começou a falar de Android, inicialmente deixou claro que os usuários de Android estão por engano no Software, eu não diria por engano, mas sim por falta de opção. Bom, ele apenas mostrou números reais e baseou sua teoria em cima deles, quem sou eu para discordar? Hehe

Quando começou a falar do iOS, deixou claro que os usuários estão satisfeitos com o iOS 7, 97% deles. O engraçado é que foi dito que os usuários estavam satisfeitos com o iOS 7, mas a Apple não, assim começou a apresentação do SO móvel.

Como se já não bastasse os fanboys com retardos mentais do Windows Phone falarem do multitasking que a Microsoft copiou do Palm OS(como se não bastasse copiar toda a base do IoS e Android) ser a provedora do Multitasking do iOS, agora temos vários "virjoes" falando aobre esse assunto de copias(como se o Android e o WP nao fossem uma copia total do conceito do iPhone OS, mas ok). Agora vamos ao que interessa! As novidades do iOS 8, que chega em Setembro para o publico.

Teclado

Este novo recurso não tem nada de inovador, é algo simples, porém muito legal: A Apple agora permite teclados de terceiros no iOS, claro que já vem um monte de filhos das suas devidas putas dizendo: "Ahh, agora ta ficando igual Android bla bla bla", não meus filhos, só poderão ser instalados no iOS teclados que passarem pela equipe de aprovação da Apple, não é qualquer porcaria que vai poder funcionar no seu iPhone, fique tranquilo.
Logo apos o anuncio do recurso a SwiftKey já anunciou parceria com a Apple para trazer o Swipe ao iOS, isso além de outras empresas conceituadas neste ramo.

A Apple também trouxe o QuickTipe, que parece aqueles recursos de palavras sugeridas, mas claro, com um toque especial Apple: Sistema mais bem feito, mais inteligente e bla bla bla...

Muita gente ta enchendo o meu saco por causa da Apple "dar mais liberdade no iOS" e dizendo que isso é copia de Android, bom gente, a provedora do teclado virtual moderno é a Apple, antes do iPhone 2G com o iPhone OS 1.0 os teclados virtuais era um completo lixo, o Android tem nos seus teclados virtuais um toque de iPhone OS 1 até hoje, então pensem um pouco antes de falar esse tipo de merda!

Hey, SIRI.

Ahh sim, este recurso já presente no Moto X, é você acionar o assistente virtual sem tocar no aparelho, eu achei otimo a Apple ter implementado isso no iPhone, ainda mais sem precisar de ter um upgrade de hardware, o iPhone 4S mesmo vai ter suporte. Nota: No caso do Moto X não chama um assistente virtual, chama o Google Now.
Este recurso é claramente inspirado no Moto X, mas o engraçado é que logo apos o evento da Apple, o Google anunciou que vai tentar trazer o "Ok, Google Now" para os outros Androids, ou seja.. A iniciativa da Apple já refletiu em uma atitude nova do Google, eu acho isso lindo, o marcado sendo ditado e se movimentando, invez de ficar parado em algum monopolio, as fabricantes vão lutando e trazendo mais recursos ao usuário.

Notificações
Ta aí outra coisa que deu treta, as notificações agora podem ser respondidas em qualquer lugar, isso não foi considerado copia do Android mas sim do BB OS, eu achei muito lixo as pessoas ficarem falando isso haha, que já usou sabe a merda que este novo Blackberry OS é, nada funciona direito... O que eu mais gostei no iOS é poder responder coisas do Facebook nas notificações, responder coisas de Apps terceiros, curtir e retweetar por exemplo, isso sim é legal!

Na central de notificações a Apple tirou a aba perdidas(inutil) e colocou widgets, iguais ao do OSX Leopard, eu adorei! Só odiei ter que ouvir que copiou Android com isso.. WTF? O Android pegou este conceito do OSX, aí a Apple não pode por no iOS? a Apple estaria copiando... A APPLE? O_õ Me fale mais sobre isso.

iCloud

O iCloud foi quem trouxe toda essa onda de nuvem para o mercado, sem ele talvez não estariamos onde estamos neste conceito, e agora a Apple melhorou a função Drive deste recurso, algo que já deveria ter feito, porém preferiu esperar até este ano... Eu nem ouço quem fala que isso é copia de !DropBox" por exemplo, porque sem o iCloud DropBox teria ido pro buraco faz tempo.
Como se já não bastasse a Apple melhorou os recursos da ferramenta, este texto mesmo eu comecei a escrever no iPad, continuei na versão Web, fui pro iPad de novo e agora na versão Web de novo hehehe.. Sinceramente, eu amo isso!

Recursos para camera... E mais camera.
O iPhone 5S tem uma das melhores cameras entre os smartphones, em testes profissionais chega a derrotar os 41mp do Lumia 1020, isso graças a Apple, que invez de somente aumentar os numeros prefere incluir novas tecnologias, no caso iPhone ela resolveu colocar uma lente maior, e mudar o tamanho dos pixels, achei incrivel a inovação, mas desde 2012, com o iPhone 5 eu sintia falta de algo que deveria ser nativo no iOS: Recursos na camera... Bom, desta vez a Apple não decepcionou, ela incluiu vários recursos, inclusive o de TimeLapse(algo que eu faço no iPad, agora poderei fazer nativamente). Outra coisa legal foi deixar bater fotos panoramicas no iPad hehe, não que eu vá ficar andando no meu bairro com 10" na mão tirando fotos, mas achei legal a inciativa, logo que a camera do iPad é otima *-*
A Apple incluiu vários recursos na camera, dentre eles edição em tempo real, também incluiu um de edição inteligente no app fotos, achei otimo... o recurso faz uma edição profissinal de forma fácil e rápida.

Safari

O Safari já tem a onda de pioneirismo no sangue, foi ele que introduziu o modo de navegação privada aos navegadores, e agora tem como também ter uma aba privada, isso vai ser otimo!(huezeiros gonna huezar).

Touch ID, Health, Home e outras APIs

A Apple liberou mais de 4000 APIs para os desenvolvedores, agora teremos um iOS mais com a nossa cara, e dentre elas um pacote do Touch ID, que foi introduzido ao mercado ano passado. Agora poderemos pagar contas, fazer login e tudo mais.. Isso já era previsto, mas não deixa de ser legal :P

A Apple também trouxe o Health Kit, vai dar para monitorar sua saude em um só app, compativel com os acessórios que você ja costuma usar no iPhone para isso, a Apple abriu um mundo de possibilidades, acho que agora sim essa onda de saúde vai pra frente, a Apple ja fez até parceria com empresas e médicos para tornar isso possivel.

Voltando aos Kits, temos o Home Kit, agora da pra fazer tudo na sua casa com o iPhone/iPad... Este pacote permite apagar luz, abrir portões, mexer com travas, alarmes e tudo mais que o pessoal já faz em sua casa com apps terceiros, isso não é tão popular no Brasil, porém nos EUA esta onda ja pegou, acho que agora pega pra cá também, as empresas estão dando mais chances ao Brasil para se sobresair, o problema são os altos impostos nesse tipo de coisa. #oremos

Dentre tudo isso também vamos nos beneficiar com o Swift, nova linguagem de programação da maçã. Com ela teremos MAIS aplicativos bem feitos, e o melhor: Mais leves e praticos.. Pra você te ruma ideia, um programador em um dia já fez um flappy bird com a linguagem, e no palco da apresentação fizeram um pequeno jogo.

A Apple também aproveitou de seu poder para tirar o OpenGL do iOS e colocar o Metal, uma proposta que vai fazer os jogos mais pesados rodarem melhor no iOS, e pelo que vi, vai possibilitar até uma melhora de desempenho em antigos devices, além de graficos mais bonitos, esta nova plataforma exige menos ainda da CPU, como se o iOS já não fosse incrivel com processadores mais simples, como o A5 e A6 =D
As inovações não param por ai, alem de tudo isso a Apple teve um foco lindo nos desenvolvedores, melhorou os recursos, e isso vai refletir nos usuários, com apps melhor feitos e tudo mais.

App Store

A Apple também aproveitou para melhorar um pouco a melhor e maior loja de Apps do mundo, a Apple Store agora conta com pacotes de apps para compra, compartilhamento de apps com a familia e testes... Também teremos prova em video do App na loja, algo melhor pro desenvolvedor mostrar o app e tudo mais =D

Outra coisa maravilhosa, é que o iPhone do seu filho não vai poder fazer compras sem sua permissão, quando for comprar algo, o iPhone vai perguntar pra você se pode ou não.
SIRI mais potente, português e outros

A assistente virtual com maior personalidade entre as assistentes virtuais esta mais poderoza, além de atender ao Hey, Siri a fogosa agora pode identificar musicas, e creio eu que até o fim do ano esteja em português, além de tudo isso a Apple disse que ela vai ficar mais rápida e precisa <3
Agora o Spotlight vai poder fazer buscas mais completas na internet, o iOS e OSX terão suporte ao DuckDuckGo, o app de fotos esta mais completo e bla bla bla, para mais detalhes tecnicos acesse: apple.com

iMessage
Eu estou tendo contado com este app somente agora, pois antes não tinha muitos amigos com iPhones, eu já acho incrivel, pois é bem mais estável que os concorrentes, e agora com os recursos do WhatsApp, você poderá mandar notas de audio, video e tudo mais pelo app... Eu sinceramente pretendo migrar a maioria das suas conversas para o recurso quando receber o iOS 8

Continuidade

Minha parte favorita da apresentação, o iOS agora vai ser sincronizado com OSX, você vai poder continuar edição de textos, emails, mensagens tudo no Mac, e também vai poder atender ligações do iPhone, quando o mesmo estiver carregando no iPad ou Mac, isso é maravilhoso, tudo vai ficar integradinho com aquele toque especial da Apple... Na apresentação mesmo foi feita uma ligação do Mac para o Dr Dre... É incrivel!
Estou louco para adquirir um Mac, agora mais do que nunca compensa ter todo o ecossistema da Apple.

Finalizando...

Estes foram os meus recursos favoritos do iOS 8, eu mal posso esperar para que saia a versão final e eu finalmente possa usufluir deles, claro que já começaram as encheções de saco pra cima de mim, mas já estou acostumado a lidar com crianças, o segredo é ignorar.

Dizer que a Apple copiou Android ou WP não tem tanto sentido, logo que o Android e o WP sejam cópias do iOS, é como se a Apple copiasse seu proprio conceito. Outra coisa legal é que parte desses recursos são derivados do Jailbreak, isso mostra que a Apple da valor em quem faz algo bem feito para o sistema, lembro que na atualização 7.1 a Apple agradeceu em nota o grupo evaders, responsavel pelo Jailbreak do iOS 7 por mostrar vunerabilidades e tudo mais.

Agora vai um pensamento: Se a Apple pegou um recurso do Android, significa que o Android não é pouca bosta, significa que o Android tem coisas boas e que esta briga entre essas empresas só traz bem pra você, usuário. Se você não é acionista do Google, tem que ficar feliz dessa concorrencia, e se você não é acionista da Apple, mande um email de reclamação pro SAC, vamos ver se eles respondem as merdas que você fala.

Você também vai gostar:

0 comentários