WWDC 2014: iOS 8, OSX 10.10 e foco nos desenvolvedores

junho 02, 2014


Mais uma Keynote de abertuda da WWDC se passou, e a Apple surpreendeu, ainda mais que com o iOS 7, na minha humilde opinião. Este ano tivemos do inicio ao fim foco total nos desenvolvedores, com homenagens do inicio ao fim, sem falar nos recursos para facilitar a vida destas pessoas que mesmo de longe fazem tanto por nos, usuários. Vamos ver algumas novidades:

OSX Yosemite (OSX 10.10)

As partes da apresentação que mais fizeram eu ficar de boca aberto foram as dedicadas a integração, principalmente no OSX, houve uma total evolução na interface, que agora poe foco no blur e acqua, achei lindo eles focarem em algo presente desde o OSX Leopard, que dividiu aguas nos SO, estes tipos de transparências foram copiadas por Linux e Windows Vista.
Agora você além de ter o iCloud Drive, um recurso que permite gerencias os apps do iOS no OSX, temos também como atender ligações, responder mensages e ler notificações do iPhone/iPad no Mac. Estes recursos que a Apple implementou, além de não esperados trouxeram largos sorrisos na plateia.

iOS 8

Este sim recebeu cada coisa, agora você pode atender suas ligações do iPhone também no iPad, pode sincronizar suas fotos com o Mac, pode editar profissionalmente suas fotos do app nativo, pode por widgets na central de notificações, que esta mais inteligente, pode gritar Hey, SIRI para ativar a assistente virtual, que com os novos DevKits permite até acender as luzes de sua casa, monitorar sua saude e tudo mais.
Você pode responder suas notificações, como Facebook, twitter SMS e tudo mais de qualquer lugar do iPhone, direto da notificação. No total a Apple criou 4000 APIs para o iOS 8!

Agora o teclado de seu iPad/iPhone esta mais inteligente, com recursos que permitem você digitar mais rápido e a possibilidade de teclados terceiros, inclusive com Swipe haha. O iOS conta com mais 22 idiomas para SIRI, e novos recursos de voz.
Falarei mais do iOS 8 em outro post, são tantas novidades, mais novidades que o iOS 7, que teve sua interface remodelada *-*

Desenvolvedores

Este sim foi o foco, com direito a video de homenagem no começo e aplausos no final, a Apple traz muitas novas ferramentas, possibilidade de usar Touch ID, SIRI, recursos para sua casa, recursos de saúde, e tudo mais, a Apple também fez o inimaginável, introduziu uma nova linguagem de programação, mas simples, completa e segura que as outras. Trarei mais detalhes disso em breve.

A Apple também substituiu o OpenGL pelo Metal no iOS, isso quer dizer: Jogos com melhores gráficos e mais leves, se no iPad Air eu ja tenho uma alta performance, com o Metal terei ainda melhor, mesmo com ele ficando velho, isso é incrivel! A Apple certamente acertou em adotar essa nova tecnologia, mais leve, potente e totalmente integrada com o Hardware

Bom...

Gente, estas foram algumas das novidades dessa conferencia para desenvolvedores da Apple, além de inovar com seus sistemas a Apple tentou ao maximo facilitar a vida dos desenvolvedores, teremos apps mais bem feitos e maior integração do que nunca.

Android e Windows Phone, a partir de hoje, dia 2 de Junho se tornam mais ultrapassados do que nunca, o iOS se torna o SO movel mais avançado, e o OSX se coloca ainda mas acima dos Windows da vida, creio que a Microsoft deve correr atraz do prejuízo, enquanto a Microsoft improvisa seu sistema trazendo uma experiencia bosta para o usuário, a Apple traz o SO mais bonito, seguro e com recursos uteis. Nem tenho muito o que falar do Android, graças a ele a Apple trouxe sim recursos ao iOS, e tomara que continue assim, um ajudando ao outro. Ja o WP, quem sabe um dia passa o Others no ranking mundial :P

Bom, espero poder trazer mais informações para vocês ao longo da semana, este post é só uma introdução as novidades que a Apple trouxe, tentarei explorar ao máximo elas ao longo da semana e trazer pra vocês lerem de forma fácil de entender.


Você também vai gostar:

2 comentários

  1. NOOOOOOOOOOOSSSA!!!!!!
    MAS QUE LINDEZAAAAAA!
    queria ter um iphone... :/

    ResponderExcluir