Samsung Galaxy S4 - Review

agosto 08, 2014

Você deve estar se perguntando do porque do Menino da Maçã estar com um Galaxy S4, mas não estranhe, quem me conhece sabe que gosto de sempre me abrir para novos horizontes(exceto pirocas), e creio que foi interessante pegar um Galaxy S4 para ter uma leve experiência e poder repassar pra vocês.
O modelo que estou é o GT i9505, mais conhecido como Galaxy S4 4G, este seria o concorrente direto do iPhone 5S de 2013, eu quero avaliar o competidor do ultimo iPhone lançado e ver se a Samsung oferece mesmo o que os fãs tanto falam, se é realmente tão incrível e mágico como ter um iPhone, por isso resolvi pegar com meu sócio esse modelo para testes, fiquei pouco mais de uma semana com ele, e la vai as impressões do aparelho.

Design

Se tem uma coisa que a Samsung costuma fazer com seus smartphones é estudar o máximo para poder deixa-los feios, ou pelo menos é o que parece. A primeira vez que peguei um Galaxy S3 na mão tive a impressão de ter uma saboneteira daquelas de banheiro na mão, além de ter uma pegada bizarra. Digamos que houve uma grande evolução de design para este modelo, embora ainda não seja uma 8ª maravilha, ele ficou bem melhor com bordas menos arredondadas, embora as de baixo são arredondadas de mais! O seu acabamento em plástico da a impressão de que vai quebrar se apertar ele na mão. Pra maioria das coisas você vai ter que ser obrigado a usar as duas mãos, e isso é desconfortável, sua traseira arranha muito fácil, este modelo que peguei mesmo já tem uma que foi comprada a mais para poder substituir a antiga em um futuro próximo.
Uma coisa que incomoda ATÉ NO SEU MODELO ESCURO, que não é preto e sim azul ¬¬ São aqueles sensores e a localização da câmera, a impressão é que fazem uma placa lógica e gambiarram para as coisas ficarem ali e vão colocando... A Apple, por exemplo, no modelo BRANCO do iPad consegue disfarçar o sensor.. Essa falta de capricho em um celular que custa 3 mil reais em seu lançamento é um absurdo.
Um ponto positivo para esse smartphone foi que a Samsung conseguiu por meio de um milagre o colocar na casa dos 7mm. São 7.9, mas vale a pena destacar que já é uma profundidade satisfatória, creio que pra um topo de linha ter mais de 8mm seja uma ofensa ao usuário.

O que é bonito nele: As bordas e o chanfrado do botão! Bom, temos claramente uma inspiração da Apple nesse quesito, o chanfrado do botão é IDÊNTICO ao do iPhone 5S/5, iPads Air e mini e iPod Touch de 5ª Geração, chega a ser engraçado colocar ele perto do meu iPad Air e ver na luz o chanfro brilhando, porém não é alumínio, é plástico. A impressão de ser algo básico é descarada. Eu sinceramente gostei muito da frente desse modelo quando bate a a luz e todas as bordas brilham, pelo menos nisso ponto positivo para a Sammy. Pena que sua pegada não é la essas coisas, e a falta de bordas em baixo faz ficar extremamente ruim tocar nos botões ou qualquer coisa que esteja localizada ali(ex: atalho para abrir a câmera pela Lockscreen).

Versatilidade

Totalmente previsível, mas fiz questão de avaliar bem esse ponto, acredito que seja muito importante em um dispositivo que você leva para todo o lugar, principalmente no bolso... Quando eu usava meu Lumia 720 tinha todas as calças com bolsos falsos, tive que substituir todas para não ter que levar o quase-smartphone na mão para os lugares, com um Smartphone de 5" não é diferente.
Por mais que a Samsung faça de tudo para sacrificar as bordas, inclusive sacrifica a simetria junto, o smartphone não é compacto e como a Samsung sacrificou a borda inferior, para você tocar em apps dessa área numa posição normal na sua mão é totalmente desconfortável, assim como é atualizar um app, como o Instagram que tem o botão de atualizar la em cima(no iOS é so arrastar pra baixo ¬¬). Além de você não conseguir ter eficiência com uma só mão, dependendo do movimento pode ter.. CAIMBRA, acredite. Isso pode forçar você a soltar o smartphone no chão. Muita gente acredita que devido a falta de bordas ele é confortável para o uso, mas isso não ocorre, sinto lhe informar.

Bom, a não ser que sua calça tenha bolsos bons, recomendo usar uma mochila para usar ele heheheh Mas fazer o que, essa é a tendência.. Smartphones com tela grande, mesmo que não necessário. Infelizmente pelo mal gosto da maioria dos usuários em um curto período de tempo não teremos mais tops de linha com telas menores, ou seja: Seremos obrigados a nos adaptarmos ao mercado, e não o mercado a gente.

Sistema Operacional e Desempenho

TouchWiz sempre foi um defeito nos smartphones da Samsung, não tenho nem muito o que falar aqui, por mais que o Android puro seja extremamente seco, sem graça, ainda mais envolvido naqueles fundos pretos que pra mim são fruto de puro amadorismo do Google, creio que a Samsung não conseguiu reverter totalmente isso, por mais que a TouchWiz de um pouco mais de alegria ao Smartphone, ela consegue fazer uma confusão no design além de deixar o SO extremamente pesado.

A confusão se deve por que temos elementos flat misturados com skeuomorphismo, botões dos players de audio, video e da câmera do aparelho são extremamente ultrapassados, os botões usam chanfros tradicionais no inicio dos anos 2000, a homescreen tem um desperdício desnecessário de espaço entre o dock e os apps e widgets, além dos widgets da Samsung serem flat, enquanto o resto tudo tem texturas e efeitos 3D(WTF?).
Toda essa confusão no Design que é cheio de efeitos e texturas ultrapassadas somada aos apps e recursos inúteis e desnecessários implementados pela Samsung o smartphone acaba tendo um desempenho muito abaixo do esperado. Acredito que se a Samsung quiser, ela cria sim uma interface totalmente reformulada para o Android, e deixa tudo como deve ser, mas invés disso ela prefere submeter seus usuários a essa péssima experiência, aplicativos de uso comum como Facebook, Mapas e Instagram, eles acabam tendo vários lags, além de eu notar pequenas travadas na homescreen mesmo que com poucos widgets. Espero que isso melhore com os anos, mas com a fama que a tia Sammy tem com atualizações, creio que fique por isso mesmo neste Smartphone(Uma comparação legal é que o iPhone 4, concorrente do Galaxy S conseguiu ser atualizado e ter a mesma aparência do iPhone 5S, claro que com suas limitações... Aprenda, Samsung!).
Agora, desbloquear com o efeito de luz é maravilhoso, tenho que dizer. A ondulação que veio no Galaxy S3 sempre foi broxante, mas o efeito de luz me ganhou, achei lindo.. Inclusive deixo ele sem Pin só pra ter o efeitinho :3

Recursos especiais

Opa, se tem uma coisa que os Galaxys tem são "recursos S-peciais"(desculpe pelo trocadilho), não que isso seja ruim, mas alguns desses deixam o smartphone meio pesado, mas eu resolvi testar eles... Bom, a Samsung provavelmente faz esses recursos as pressas pra lançar e ter diferenciais do iPhone, os únicos que realmente funcionam bem são de controle universal e passar musicas, vídeos e fotos com gestos, já os outros costumam não ser precisos e até atrapalhar o uso, eu passei horas tentando usar o de elevar para rolar, mas ele mal detectava os olhos, e quando detectava saia rapidamente, isso com eu ja sem óculos pra funcionar bem. O multi-janelas também é MUITO interessante, mas a Samsung tem que explorar mais isso, poxa, só funciona com alguns apps e uns dão uns lags satânicos, coisa que não era pra acontecer, pois só é possível com apps selecionados, ele é muito legal na teoria, mas eu fiz testes como fazer anotações enquanto vejo um video e... o teclado faz o video sumir '-' ou seja... Não é muito util... Talvez seja no Galaxy Note, desenhando com a S Pen.
E agora vamos falar de S Voice, o concorrente direto da SIRI *-* Vamos a minha opinião sobre: Sorte que da pra usar o Google Now nele. É, eu sei que o Google Now é de uma categoria diferente do Ass Voice, mas velho.. A experiência é péssima do inicio ao fim. A Apple pode comemorar este quesito, esta ainda anos a frente.

Bom, eu me surpreendi até com algumas coisas, embora a Samsung não cumpra tudo o que promete em seus comerciais escandalosos, o Galaxy S4 consegue ser muito atraente pra quem gostar de ficar passando a mão na frente do Smart(Eu gostei disso).

Outra coisa que me deixou feliz foi o controle remoto universal, tudo bem que eu controlo minha SmartTV pelo meu iPhone e iPad usando o App oficial que me da mais opções, mas esse recurso é bem legal(mesmo que eu considere uma regressão), eu posso zoar as televisões do Shopping. \o/ O ultimo S do iPhone foi de "Security", claro que a Samsung não demorou para lançar o Knox, cara é bem legal, na pratica eu achei uma função bem legal pra ele: Jogar arquivos que não podem ser visto por todos no modo de segurança. Infelizmente não explorei tanto o recurso, parece ter mais opções de sincronização, mas se for contar com o ecossistema cru da Sammy... x_x

Bateria, Tela e afins

É engraçado falar de tela, tecnicamente tratamos de uma das melhores telas do mercado, ela tem resolução full HD com 441PPI, claro que nem tudo são flores, eu continuo insistindo para a Samsung mudar duas coisas: Primeiro essa tela é super-saturada, claro que isso serve muito bem como marketing, vejo muitas pessoas que fazem resenhas(AKA ficar falando as especificações técnicas do aparelho por 40 minutos ¬¬') endeusando essa tela falando "Grande e brilhante", claro né, com o brilho no máximo chama muito a atenção, mas o usuário tem que deixar no automático pra não acabar com a bateria. Outra coisa é que quando diminui o brilho o branco fica azul, meio cinza... é bizarro... Isso sem falar que o angulo de visão não é la essas coisas, no caso das telas IPS a tela fica maravilhosa, eu sou dos que apoia a chegada da tecnologia IPS para as telas dos grandes Galaxys. Eu tive oportunidade de usar um Galaxy S4 mini e cara, é muito mais confortável.. Se ele tivesse o hardware e sensores do S4 4G seria perfeito!
Ja citei a bateria né? Bom, é tenso falar disso, pois ela varia do uso de cada um, eu esperava que ela duraria bem, logo que falam que a bateria de todos os iPhones são dignas de vergonha e bla bla bla, bom gente, eu uso um iPhone 4 e no meu uso moderado o Galaxy durou exatamente igual ele, isso porque não usei WhatsApp no Galaxy. Acredito que a bateria de todos os smartphones merece uma revolução. Eu não quero bateria grande, quero uma bateria diferente, algo revolucionário(Lembro que a Apple tem patente de uma bateria de 7 dias).

Bom, seus auto-falantes são altos e nítidos, nos meus testes que usei como auxiliar meu irmão, não encontramos ruídos mesmo em musicas bem altas, ponto positivo pros pasteleiros, o equalizador mesmo que é eficiente! Pena que não posso dizer o mesmo do giroscópio e acelerômetro, não sei se é porque estou acostumado com iPhone e iPad, mas sempre quando uso dispositivos diferentes não noto a mesma precisão... Chega a ser estranho, não é instantaneo... Agora não sei dizer se isso é culpa do Android ou dos sensores que as fabricantes colocam. Também notei isso nos Nokia Lumia, bem que o Craig Federighi poderia dar umas aulas as fabricantes né? NÃO! Muhahahhaha

Câmera

Ta ai um recurso que eu avalio sem grande precisão, eu sou o tipo de usuário que gosta de tirar fotos para postar no Instagram, só quero uma foto que fique bonita, os atuais topos de linha tem facilidade em oferecer isso!

O Galaxy S4 surpreende nas opções da câmera, amo tirar fotos dizendo "Capturar" ou colocar filtros em tempo real(mais uma vez, obrigado Apple). O que mais gostei foi filmar com ele, fica MUITO bom, embora o foco do smartphone não seja tão legal pra fotos, é perfeito no vídeo, vale a pena conferir!
Sua câmera frontal é muito boa também, fazer suas chamadas no Facetime.. Ops.. Skype vai ser muito agradável, pode crer.. Renanzito recomenda :P
Foto que eu tirei andando por ai...
No geral a câmera deste aparelho é um de seus melhores pontos, aprovo! Eu resolvi não postar as fotos que tirei aqui(por vergonha, pois sou péssimo fotografo) mas postei algumas no Instagram com a Tag: "ReviewS4Boom" :P

Perguntas de alguns amigos:

Pedi para algumas pessoas me fazerem perguntas sobre o aparelho, prometi responder todas, vamos la:

"Ele é um bom acendedor de churrasqueira?" Você deve imaginar quem perguntou... Creio que ele esquente pouco perto do que falam, só esquentou com o 3G ligado, mas todo smartphone que conheço faz isso! =D até agora não explodiu

"Ele faz bom aproveitamento da RAM?" A TW consome mais RAM que o necessário, mas até que ele faz um bom trabalho, ele deu muitos lags mas não travou a ponto de eu jogar ele no chão.

"Sistema Operacional aproveita bem o Hardware? Porque não adianta ter um super PC com o Windows Vista Starter instalado, por exemplo." Acredito que poderia ser melhor, ele até tenta, mas em apps simples da uns engasgos e o consumo de memória é sempre maior da TW.

"Sobre a TW,  se usada em modo Hard não engasga ou dá lag como certos usuários dizem?" Ela da lags em uso moderado, um usuário mais hard vai ser obrigado a limitar-se de alguns recursos, infelizmente.

"Você gostou da qualidade da tela?" Se for deixar as minhas frescuras de lado: Sim, adorei!

"Quanto de memória RAM e armazenamento fica disponível para o usuário?" Limpei a memória e ficou 700mb dos 2GB, de armazenamento vem 8.5GB, dos 16GB. Existe a possibilidade de usar cartão SD, mas me recuso.

Concluindo...

Galaxy S4 é o topo de linha da Samsung que tem a melhor experiência Middle-hand do mercado. Eu não indico a sua compra por cerca de 1800 reais, que é o preço que você encontra hoje no varejo, agora se você quer um smartphone na faixa dos mil reais mas não encontra um que te faça feliz(temos o Moto X que mais parece um Moto G com boa câmera, um Nexus 5 que é completamente sem sal e os Lumias que cai entre nos... Who cares?) te recomendo achar alguém de confiança que esteja vendendo esse smartphone em boas condições pela faixa dos 1000 reais, eu mesmo encontrei vários, inclusive até por 900 reais em perfeitas condições, na caixa e com garantia. Também é viável se achar uma promoção com esse smartphone por 1200 reais(no máximo), mais que isso compensa pegar um iPhone 5, mesmo que uma geração anterior oferece uma experiência de topo de linha, enquanto o Galaxy vai te parecer apenas o melhor MIddle-Hand que já usou.

Espero que tenham gostado desse review e assim como eu deem a chance para para novos smarpthones mesmo que não sejam de suas marcas favoritas, e eu creio que a Samsung esteja perto de chegar onde ela quer em termos de qualidade de smartphones, eu pretendo fazer um do Galaxy S5. Eu também destaco que não vale a pena enfrentar filas pra pegar novos Galaxys, sério... Não tem nada de magico neles e o fator principal: Ele vai desvalorizar em pouquíssimos meses, por causa de 3 meses você economiza 1000 reais!

Agora, o que estou ansioso para ver é o Galaxy Alpha, que pelo que já vi vai ser a replica do iPhone, quem sabe né? Dia 13 de Agosto a Sammy anuncia, oremos!

PS: Não precisa ficar justificando as coisas que eu não gostei, afinal que não gostou fui eu. ¬¬ Fora fanboys!

Você também vai gostar:

3 comentários