Apple Watch e Tim Cook: Detalhes, história e opinião

setembro 12, 2014

Tudo começou quando a Apple em 2012 registrou uma maldita patente, a patente de seu relógio inteligente. Antes mesmo dessa patente ser revelada um site chinês havia falado que a Apple estava trabalhando nesse device... A partir destes rumores nasceu uma grande interrogação no mercado: Será que a Apple vai lançar seu relógio inteligente? As coisas pioraram quando a Apple descontinuou o iPod Nano quadrado, que era usado como relógio por milhares de usuários.

O tempo foi passando e como tudo que a Apple faz tem uma reação, o mercado começou a se movimentar, vimos gigantes como Sony e Samsung ameaçarem lançar o relógio, mas a primeira a fazer o grande lançamento mesmo foi a Sony mesmo, o seu relógio viria recheado de poréns, ninguém ao certo sabia a utilidade daquilo ou de como aquilo deveria ser usado... O boom desses rumores da Apple foram tão grande que até o fim de 2013 já tinha duas versões de relógio da Sony, e uma da Samsung, isso sem falar em marcas menos relevantes, hoje em dia já temos a Motorola com seu poderoso relógio do faustão Moto 360 e a Samsung com o seu "Galaxy Gear S" (um galaxy S3 mini mini :P).
No dia 9 de Setembro de 2014 a Apple fez o inimaginável, não falo do relógio, falo do "One More Thing...", o relógio já era uma certeza pra mim desde 2013, certamente a Apple estava trabalhando para lançar o melhor relógio possível para seus usuários, mas claro que isso precisava de muito cuidado. O lançamento de um novo produto no mercado é sempre arriscado, seja la qual for a empresa, mas se um "Galaxy Gear Paçoca" da errado, ninguém se importa, a Samsung já deixou de fabricar quantas geladeiras porque as mães não gostaram? Agora.. Se a Apple erra uma agulha num iWatch, temos pelo menos 30 anos de "A Apple fracassou" nos comentários do Tecmundo(Oremos pra esse site bosta não durar tudo isso).

"One More Thing...", uma frase histórica dita apenas por Steve Jobs até então, e que muita gente sentia falta... após o lançamento do iPhone eu pensei: "Já pensou o cozinheiro solta um One more thing? vou chorar!", bom, não é que o filha da mãe não soltou? Dava pra ver em seus olhos a emoção do ponto alto de sua carreira, ele não era apenas o CEO da maior empresa do mundo, ele era oficialmente o substituto de Steve Jobs, mesmo depois de 4 anos, só agora ele havia apresentado algo novo na empresa e com tanto carisma e emoção, Tim Cook estava realmente apaixonado pelo seu trabalho. É engraçado quando você vê Tim Cook apos a apresentação, ele se emociona, vibra, entra com o relógio no palco erguendo como se fosse um troféu, logo após divulga no seu Twitter: "Esse é o maior momento da minha carreira", e não é pra menos, a plateia vibrou com tal feito.

Tim Cook é um mestre no mercado, isso é fato.. Sua genialidade não esta em mostrar o produto da melhor maneira ou contagiar plateias,  sua genialidade esta em tocar a Apple para a frente mantendo os princípios e filosofias de Jobs e sua equipe, e mesmo assim conseguir movimentar o Mercado. Tim Cook assumiu a Apple e tornou o iPhone o smartphone mais vendido, tornou a Apple a maior empresa do mundo disparado e de acordo com meus cálculos vai tornar o iPhone 6 o iPhone mais vendido até então. Parabéns Cook, depois de 4 anos você tem a minha admiração.

Nota pessoal: Não chorei no "One More Thing...", mas me emocionei muito, achei que nunca veria isso de novo.

Apple Watch

Ta, agora vamos ser mais diretos.. No dia 9 de Setembro a Apple fez também o imaginável, o "One More Thing..." era o Apple Watch, a Apple não tinha apenas deixado o "i" para atras nesse produto, ela tinha deixado um monte de mimimis também. Apple Watch não veio como a maioria dos Smartwatchs, que são smartphones menores, com um SO meio adaptado e ainda precisando de melhorias. Ele veio com a precisão de um relógio suíço para fãs de relógio, veio com modelos em ouro para fãs de moda e veio com uma versão Sport.. O mais engraçado é que o relógio vem na faixa de preço dos atuais Android na área, 349 USD(100 USD mais caro que o relógio do faustão).
Outro ponto em que a genialidade e visão de mercado de Cook entra: A Apple trabalhou durante três anos para trazer a melhor tecnologia para o relógio, mas não deixou de pensar em quem USA relógio... Afinal, não é só trazer Geeks como eu para o mercado assim como as outras fabricantes fazem, ele estaria pegando o mercado de relógios mundial e colocando no páreo, para isso a Apple alugou um lugar maior e convidou revistas de moda para avaliarem a apresentação.

O Apple Watch traz um SO próprio, e não uma simples adaptação do iOS, ele traz uma interface totalmente remodelada, sensores avançados, carregamento via MagSafe e o melhor, faces TOTALMENTE personalizáveis para o relógio. Apesar de lindo e funcional, creio que este faça mais sucesso na área de saúde, os seus sensores combinados ao iPhone vão dar um diagnostico completo pra quem gosta de se manter em forma.
Claro que já existem criticas, existem pessoas mal intencionadas fazendo comparações numéricas(mesmo a Apple não divulgando números) do Apple Watch com concorrentes, é engraçado ver gente disparando em comentários erros no relógio sem ao menos testar. Muita gente diz "não queremos isso, ninguém precisa de um relógio inteligente". Pois bem, em 2001 ninguém precisava de um MP3 Player da Apple, ela revolucionou a industria da musica, em 2007 ninguém queria um smartphone de tela grande e caro e ela revolucionou a indústria da telefonia móvel, em 2010 o iPad era inútil e ele revolucionou o computador móvel, obrigando até concorrentes a lançarem híbridos(verdadeiros patos) para o mercado(mas isso é assunto de outro artigo).

O Apple Watch é o dispositivo mais pessoal já criado.
—Tim Cook, CEO da Apple.
Alguns detalhes mais técnicos do Apple Watch

Modelos: Apple Watch, Apple Watch Sport e Apple Watch Edition.
Tamanho: Todos os modelos disponíveis em dois tamanhos.
Apple Pay: Disponível, quando você coloca no pulso é so por a digital no iPhone que ele esta ativado, pode pagar quanto quiser.. Porém ao remover ele do pulso é desativado. =D
Água: Resistente a uma chuva, mas não a mergulhos.
SO: Totalmente repaginado, ainda não sabemos o nome.. Suas fontes foram redesenhadas pela Apple para melhor visualização em telas pequenas.
Instalação de Apps: Você vai poder explorar a loja de apps e instalar via iPhone(graças a deus).
"Find My iPhone?": Se você perder o iPhone é usar o iWatch pro iPhone começar a apitar e você o localizar. (ele também encontra seu carro)
Canhotos: o Apple Watch pode ter a orientação mudada para canhotos, ele se adapta em qualquer braço.
Pulseiras: Você pode trocar, comprar modelos da Apple e futuramente modelos terceiros.
Coroa digital: A Apple desenvolveu uma nova interface de entrada para poder usar o relógio, familiar a de relógios clássicos você pode dar zoom e movimentar, ela também é o botão home.
Apple Watch: Esse vem em aço brilhante, com pulseiras convencionais.
Apple Watch Sport: Esse vem em alumínio igual dos iPhones, e pulseiras de plastico.
Apple Watch Edition: Esse vem em ouro 18Klts e uma caixa de jóias que é seu carregador.
Disponibilidade: Começo de 2015

Vale a pena comprar?

Ainda não vejo grandes motivos para EU comprar esse relógio, além de minha situação financeira ser de um universitário convencional, preciso pensar em coisas mais impactantes na minha vida, como CNH, Carro etc...

Agora, se você gostou da ideia e quer explorar... Aproveite, compre o mais barato e faça um teste.. Creio que vale a pena... É lindo!


Você também vai gostar:

0 comentários