Porque o iPhone é tão caro?

novembro 06, 2015

Temos certeza de poucas coisas nessa vida e a maior delas sem duvida é de que o próximo iPhone vai ser caro. Desde 2014 o Brasileiro se mostra altamente indignado com os preços da Apple no Brasil. Os mais revoltados usam termos como "Politica de preços da Apple", "Filosofia de preços" e muitos outros termos sem sentido acerca dos vários mils reais que são cobrados pelos iPhone. Os textões vem seguidos de smartphones de entrada que custam bem menos que o iPhone. Mas, isso tudo é realmente culpa de uma "Politica de preços da Apple"?

O iPhone não é um smartphone barato la fora também, o preço é tabelado sem reajustes anuais para o ultimo modelo lançado que é vendido a partir de 649 dólares. O preço é bem comum para smartphone topo de linha la fora: O Galaxy S6 mesmo chegou a custar a partir de 749 dólares, ou seja, existem smartphones de diversas marcas com preços iguais ou superiores ao do iPhone. Caro? Sim! Mas pelo menos lá temos um preço justo, que uma pessoa comum de baixa renda pode pagar sem ter que juntar meses e meses de salário pra isso.

Já no Brasil é história é outra. Para comprar um iPhone 6S hoje você tem que pagar incríveis 4 mil reais! Isso pelo modelo mais barato do iPhone, de 4,7 polegadas e 16GB de armazenamento. Um Brasileiro de baixa renda tem que juntar cerca de 6 salários para comprar o modelo mais barato do smartphone. Ok, eu não preciso ficar aqui fazendo 300 parágrafos pra dizer que o preço do iPhone é um absurdo. O que quero mesmo dizer pra vocês é o porque que o preço é tão alto e que não existe um "custo Brasil" que empresas X ou Y usam APENAS para baratear os produtos.

O iPhone é um smartphone de massa, ao contrário do que a maioria dos brasileiros pensam, o iPhone é um smartphone popular que ganha o mundo pela QUANTIDADE ALTA de unidades vendidas, sendo o smartphone mais vendido do mundo. A Apple não tem interesse de fazer do iPhone um ícone de ostentação e sim um item essencial da na vida das pessoas, como se fosse algo básico que todos deveriam ter. Mas se a Apple não quer iPhone pra ostentação, porque ele é tão caro no Brasil? Bom, não sei se vocês já ouviram falar, mas o iPhone brasileiro é o mais caro do mundo, mas de contrapartida é o iPhone menos lucrativo por unidade para a Apple. Agora você deve estar pensando: "Ué, como a Apple não lucra com um iPhone de quase 5 mil reais?".

Vamos começar pelos impostos, SIM IMPOSTOS! Muita gente diz que culpar o governo é errado e que estamos defendendo uma empresa de fora e bla bla bla bla. Acima de defender o que é patrimônio nacional nós temos que defender o certo! Não é porque a Positivo é Brasileira que você compra Positivo, certo? Outro fato interessante que posso citar aqui é que pouco antes de morrer Steve Jobs falou sobre uma proposta de montar a primeira Apple Store no Brasil, a resposta foi a seguinte:
Não podemos nem exportar os nossos produtos com a politica maluca de taxação superalta do Brasil. Isso faz com que seja muito pouco atraente investir no país. Muitas companhias High Tech se sentem assim -Steve Jobs
Hora de fazer cálculos: Vamos usar o dólar na cotação de hoje e aplicar em cima os impostos básicos, sem precisar pesquisar muito e encontrar outros impostos menos conhecidos.

Utilizando o iPhone 6S de 16 GB nós temos 649 x 3,82, com estes números já chegamos a 2479,18! Já consegue ser mais caro que o iPhone 5, lançado no Brasil em 2012. Agora vamos aplicar a este valor o ICMS (Imposto sobre a circulação de mercadorias e serviços) que atualmente alíquota de 12%, chegamos ao valor de 2776,68. Isso já beira o valor do iPhone 5S, lançado em 2013. Agora vamos aumentar um pouco mais esse valor, adicionando os PIS/COFINS que faziam 10 anos que não eram cobrados, adicionando os 11,75% chegamos ao valor de 3102,93! Já é o preço em que o iPhone 6 era vendido em seu lançamento, só de impostos! Vou parar por aqui, mas fazendo os cálculos o Blog do iPhone em 2014 chegou a incríveis 1200 reais apenas de imposto, isso quando o iPhone custava apenas 3199 (Vale lembrar que tivemos diversos aumentos nos impostos sobre eletronicos este ano)

Você ainda deve estar pensando: "Ué, mas esse valor ainda é bem baixo perto dos 3999 que o iPhone custa". Bom, agora entram outros fatores (além dos impostos que não calculamos). Dentre estes estão o transporte que é influenciado pelo preço da gasolina, o armazenamento, a logística, a porcentagem referente a Apple Brasil que gerencia tudo isso e que hoje já lida com centenas de funcionários e por final, o lucro do varejista: O iPhone não vai ser vendido nas lojas se as lojas não ganharem algo, certo? Então.

Claro que as empresas tentam enxugar algumas coisas pra tentar oferecer os produtos por preços menores no Brasil. A Apple por exemplo acelerou o processo para logo começar a fabricação do iPhone 6S na fábrica de Jundiaí. No meio do ano a Apple passou a apenas vender iPhones 6 fabricados no Brasil, o que resultou em uma diminuição de 700 reais no preço do iPhone. Os iPhones no Brasil tem seu preço em real sempre volátil mas o preço em dólar sempre fica na casa dos 1200 dólares. Este ano o iPhone 6S chega por 1000 dólares, ou seja: Ouve alguma atitude interna da Apple, que pode ser até mesmo a diminuição dos lucros para operar no Brasil sem grande alarde. Até porque se o iPhone chegasse aqui por 4800 teríamos grande polemica na internet.

O iPhone vale este preço? Tecnicamente não! A maioria dos Brasileiros não tem condições de arcar com este produto e não vale a pena se matar pra comprar. Você deve esperar diminuir essa crise e o dólar estabilizar para comprar o produto (ainda assim importado).

O ponto que quero chegar é que não adianta culpar grandes corporações por causa dos impostos brasileiros. Empresas como HTC e Nintendo resolveram simplesmente abandonar o pais por causa desses problemas relacionados a impostos. Grandes corporações como Xiaomi chegam no Brasil atrasadas e ainda assim com um catalogo de baixo custo muito limitado. Não é interessante para a tecnologia no pais empresas deixarem o território nacional. Milhares de pessoas acham que a Apple deve NÃO VENDER o iPhone no país se for pra vender por esse preço e isso é simplesmente um pensamento ignorante e primitivo. Não podemos nos fechar a opções no mercado, temos que tomar atitudes POLITICAS para melhorar a qualidade de vida no Brasil. Outros produtos que tem preços muito acima do normal como o iPhone são: Tablets, notebooks importados e até mesmo a nossa Coca-Cola e refrigerantes similares.

Fontes

Alíquotas:
http://www.portaltributario.com.br/tributos/icms.html
https://tecnoblog.net/184378/aumento-impostos-smartphones-impacto/

Postagem interessante sobre o preço em dólar dos iPhones e preços dos iPhones anteriores:
http://blogdoiphone.com/2015/11/iniciada-a-pre-venda-do-iphone-6s-confira-os-precos/

Steve fala sobre o Brasil:
https://tecnoblog.net/17551/steve-jobs-recusa-proposta-de-apple-store-no-brasil/

Você também vai gostar:

6 comentários

  1. Obrigado renan, vou salvar esse texto para rebater alguns comentarios nocivos que
    eu escuto pelas interwebs, e que quase me deixei influenciar por tais Inescrupulosos

    ResponderExcluir