Saiba tudo sobre o iOS 10 e a WWDC 2016

junho 16, 2016


Hoje foi dia de mais um evento de abertura de WWDC, e como de costume a Apple apresentou aos desenvolvedores e ao mundo as novas versões de seus principais sistemas operacionais. O evento nos últimos anos se transformou no que o nome diz ser: Um evento de softwares para desenvolvedores. A Apple vetou totalmente o lançamento de hardwares para este tipo de evento, o que faz todo sentido.

Tim Cook subiu novamente ao palco se mostrando mais seguro e determinado, a cada evento que passa temos um Tim Cook mais líder e menos "substituto de Jobs". Posso também dizer que a equipe toda está muito mais tranquila do que nos anos anteriores, incluindo as novas caras que a Apple esta mostrando. Dentre muitos homens agora temos muitas mulheres apresentando produtos da Apple, e uma delas merece destaque: Bozoma Saint John. Pra começar ela subiu no palco arrasando, mostrou os recursos do novo Apple Music e ainda agitou a plateia. Para uma primeira aparição já fez muito bem! Espero que a Apple sempre traga profissionais assim aos eventos.

O iOS 10 me surpreendeu em muitos sentidos sendo o principal deles foi a mudança no design. Eu não esperava que a Apple mudaria o design de tantos elementos do iOS nesta versão, podemos dizer que esta é a versão com mais mudanças de design desde o iOS 7! Vamos começar pela Lockscreen, que foi repaginada. Agora a lockscreen conta com uma fonte um pouco mais "grosseira" no relógio, que aparentemente foi reposicionado sutilmente para baixo. As notificações não deixam mais todo o wallpaper em "blur", agora temos um fundo branco com bordas arredondadas (isso vale pra todo o sistema). Ao passar o dedo da esquerda para a direita você vai ver a tela "Hoje" que antes ficava na central de notificações, também reformulada. passando o dedo ao contrário você vai pra câmera, que perdeu o ícone que ficava de atalho. Para ir pra tela de senha você deve apertar o botão home, ou simplesmente tocar no Touch ID. Você achava ruim o iPhone desbloquear antes de você ler as notificações? Bom, não se preocupe! Agora a tela vai despertar assim que você pegar e levantar o iPhone ou apenas tira-lo do bolso.


A central de notificações virou uma... CENTRAL DE NOTIFICAÇÕES, a tela "hoje" foi transferida para onde ficava o Spotlight, e os widgets foram todos pra la. Agora temos tudo com fundo branco, com leve blur e bordas arredondadas. as notificações ganharam mais interação ainda, mostrando, por exemplo, parte de uma conversa do iMessage. O 3D Touch agora poderá mostrar algo de dentro do App, e isso já vale para apps terceiros como exemplo um aplicativo de esportes pode mostrar o placar do jogo do seu time ou alguma noticia importante antes mesmo de você abrir.


A central de controle também foi reformulada na mesma pegada "balão branco gigante", os comandos quando ativos agora ficam coloridos e é possível usar o 3D Touch para dar comandos mais complexos. Os controles de musica e mídia também mudaram, dando um slide da direita para esquerda você terá acesso a outros cards, o primeiro será da musica, o segundo (Se você tiver, claro) será o do Home, novo aplicativo da maçã.

O Apple Home é o próximo passo da Apple a favor da automação residencial, é basicamente um aplicativo que controla tudo ligado ao seu HomeKit, claro que você não deve fazer ideia do que é isso... Bom, o HomeKit é um conjunto de ferramentas que permite você controlar sua casa dos seus iDevices, pela Siri ou pelos apps deles mesmos. No Brasil isso não é muito popular devido aos preços altos de produtos desse tipo, mas nos EUA já é uma realidade poder chegar em casa, abrir sua garagem, acender as luzes, controlar o climatizador, controlar a intensidade das luzes pelo iPhone. Agora você também pode fazer temas, como exemplo: Ao dizer bom dia para Siri ela abre as janelas, acende as luzes, faz uma torrada.

O Fotos ficou completo: Agora o iOS pode reconhecer objetos e rostos, consegue juntar informações de localização, data e dos elementos das imagens e fazer álbuns como "Viagem para Ubatuba" ou "Ano novo em Caraguatatuba". A Apple chamou o recurso de "Memórias" e a partir do próprio aplicativo você já consegue montar um vídeo, editar e compartilhar. Uma outra coisa bem legal é que um álbum vai juntar todos os rostos reconhecidos e montar grupos de fotos de cada pessoa. Agora só resta a Apple melhorar os armazenamentos disponíveis no iCloud pra gente lotar os servidores "movidos por energia solar" de selfies. :v

O 3D Touch também vai ter mais atenção no iOS 10! Agora as notificações poderão ser mais completas, exibindo até uma parte do aplicativo, comandos e menus contextuais. Alguns elementos do sistema também receberão mais recursos, como por exemplo os aplicativos da central de controle. Nos aplicativos na homescreen o 3D também poderá exibir um painel com elementos gráficos, informações e comandos e estes mesmos poderão ser pinados como widgets na tela "Hoje".

Alguns aplicativos nativos foram graficamente reformulados: O Apple Music ganhou uma interface mais simples (Eu gostava da complexidade do antigo Apple Music :c), com letras grandes, entrada direta para a sua biblioteca e letras das musicas (AEEHOOO). O Apple News também recebeu um redesign que deixou o aplicativo com uma cara bem mais "editorial", e agora também com suporte a assinaturas. Pro Apple News só digo uma coisa: "PLEASE COME TO BRAZIL!". Afinal, não da pra saber se a mudança é positiva ou não se o recurso nem chegou pra cá né?! O aplicativo "Mapas" também foi redesenhado e ganhou um plus: Aberto para os desenvolvedores! Agora você também traça uma rota pro restaurante, faz a reserva, PAGA a reserva, chama e paga um Uber e vai até o Restaurante comer seu churros. Outra novidade interessante é que no meio de uma rota, como exemplo uma viagem, o Mapas já pode colocar posto de combustível ou restaurante no meio. 


A Siri agora é aberta aos desenvolvedores. Opa, calma.. Respira... Não ta liberado pra fulano fazer qualquer coisa não! A Apple se mostrou mais uma vez pés no chão e abriu a Siri para algumas classes de aplicativos com algumas limitações: Aplicativos de mensagens como o Whatsapp poderão ser requisitados e ter notificações e mensagens respondidas direto da assistente. Também vai dar pra pegar um Uber, fazer uma reserva no restaurante, chamar umas receitas e fazer alguns comandos direto dela. Craig Mozão Federighi revelou que a Apple prefere ver como a coisa funciona primeiro para depois disponibilizar para todos. Acho melhor assim, pois a ultima coisa que quero é um sistema todo furado como o Android, por exemplo.

O iMessage é o segundo aplicativo que mais uso no meu smartphone e as novidades sobre ele me deixaram bastante empolgado! Agora o aplicativo conta com os melhores recursos dos concorrentes mas com criptografia total! APRENDE GOOGLE. Dentre as novidades estão:
  • Adesivos: Agora você pode mandar aqueles desenhos irritantes pra seus iMigos.
  • Fundos animados: Uma mensagem pode vir com uma animação no fundo pro seu amigo ou grupo, isso lembrou muito o MSN. <3
  • Balões animados: Agora sua mensagem pode ter um pouco de sentimento na chegada pro crush.
  • Aplicativos terceiros: A Apple abriu o iMessage aos desenvolvedores, possibilitando que adesivos, gifs, videos, desenhos de terceiros e muito mais sejam incorporados na conversa.
  • Agora o Digital Touch do Apple Watch também chegou ao iMessage, possibilitando até o envio das batidas do seu coração em tempo real.
  • Agora ao tocar no teclado de emojis, as palavras que podem ser substituídas por emojis ficam e destaque e podem ser substituídas por "taps".
  • Emojis 3x maiores (aplausos).
A Apple dedicou 30 minutos de evento para alguns recursos do iMessage, e depois justificou: "As pessoas ficam animadas quando falamos de Emojis".
Com isso tudo acho que o iMessage ganha a oportunidade de se popularizar em países onde não é tão usado, como o Brasil. Pra quem não sabe o iMessage foi o primeiro mensageiro móvel a ultrapassar o envio de SMS e lá fora está entre os 3 mais usados, por diversas vezes desbancando o Whatsapp e Facebook messenger. No Brasil não é tão popular porque um iPhone custa 4000 Temers MAS o recurso pode se popularizar se o rumor do lançamento para Android se concretizar.

Um dos meus recursos favoritos foi a abertura da API do VoIP: Agora uma chamada do Whatsapp, Skype ou Facebook te notificará e funcionará como uma chamado de telefone normal do iPhone. Na imprensa internacional já se fala que a Apple está fazendo com que as operadoras sejam DESNECESSÁRIAS. Isso no Brasil vai dar o que falar... Deixa a Vivo ficar sabendo!


Algumas novidades do iOS 10 descobertas depois do evento:

  • Você pode "apagar" os aplicativos nativos. Não é literalmente "apagar", até porque os aplicativos são integrados ao sistema, mas ao ocultar eles, você apaga uma série de dados, teve gente livrando 1.6 gigas do iPhone apagando alguns deles.
  • O Safari agora deixa você tocar um vídeo "minimizado" na página..
  • O iOS automaticamente salva onde você estacionou o seu carro e te lembra disso depois.
  • O ReplayKit já possibilita gameplay via streaming.
  • Estabilização para Live Photos.
  • Edição das Live Photos.
  • Split View no Safari: Agora você pode navegar em duas páginas ao mesmo tempo no iPad.
  • A câmera abre MUITO mais rápido.
  • Apple Pay funciona no Safari móvel.
  • Visão de conversa no Email.
  • Area de transferência compartilhada entre dispositivos.
  • Notas colaborativas.
No evento também tivemos novidades fora do iPhone: O OS X agora se chama macOS, e a mais nova versão "Sierra" trouxe grandes novidades no iCloud, Apple Pay e a Siri com integração total ao sistema de arquivos (que vai ser reformulado) e a Web. O Sistema também conta com a área de transferência compartilhada, desbloqueio via Apple Watch e Abas em todo o sistema sem a necessidade de alteração nos aplicativos de terceiros.
Os betas públicos vão sair em Julho e julgando pelo que o pessoal esta falando o sistema operacional já está bem estável em sua primeira versão, então obviamente vou instalar! \o/ Trarei artigos sobre os recursos mais detalhadamente a partir do mês que vem.


Gostou do iOS 10? Então deixe sua opinião nos comentários!

Fonte: Apple, 9to5mac.

Você também vai gostar:

4 comentários

  1. Nao assisti o evento devido A #E3, pelo visto foi um baita evento. ;-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acora coloca o disqus como sistema de comentarios para noix receber as notificações. ;*

      Excluir
    2. Opa, isso já está nos planos ...

      Excluir