Primeiras impressões do Nintendo Switch

outubro 22, 2016

No último dia 21 a Nintendo apresentou ao mundo o seu novo console: Nintendo Switch, que anteriormente era conhecido por Nintendo NX. O Switch foi apresentado em um vídeo rápido que mostrava alguns exemplos de sua utilização, features e até mesmo alguns jogos novos rodando no console. Eu não sou o tipo de pessoa que você vê chamando as coisas de "inovadoras", até porque eu acho que distorceram o conceito de inovação pra "qualquer merda nova que for feita por qualquer fabricante" e desta vez não temos uma merda nova, temos talvez um produto que revolucione os consoles (até mais que o VR).

Mas o que é tão legal? Bom, temos em mãos o primeiro hibrido que FAZ SENTIDO e parece que vai funcionar. Quem me conhece sabe que eu não gosto de híbridos e tem um motivo: Híbridos não são bons em suas funções básicas! Exemplo rápido: Esses notebooks que dobram e viram tablets. São pesados, o que tira uma grande vantagem dos tablets; São fracos, o que tira a vantagem de um laptop e por fim tem componentes mecânicos que COM CERTEZA te darão dor de cabeça no futuro. Resumindo: Não tem sentido ter um dispositivo que é um tablet ruim, um laptop mais ou menos e no final com certeza vai te dar dor de cabeça e tem o bônus de ser caro. (Um de bom hardware custa o preço de um bom laptop e um bom tablet)

Ta, mas porque o Switch é diferente? Primeiramente ele vem de um universo totalmente diferente dos laptops/tablets. O publico gamer precisa de um hardware capaz e de conforto na pegada, e pelo que já vimos o Switch trará opções amplas de controles e COM CERTEZA quando acoplado em seu Dock trará mais potencia para rodar os jogos em até 2k. Claro que estes dois parâmetros não são o bastante para determinar se o Switch vai dar certo, também temos que levar em consideração quer: Os encaixes do Switch tem obrigação de serem bem feitos para serem duráveis mesmo com você tirando e colocando os controles do console. O hardware tem que rodar pelo menos os jogos da geração atual sem fazer feio, afinal muita gente aí exige uma escala legal de FPS e resoluções altas.
Como portátil o Switch já deixou bem claro que foi feito pro mobile gamer mais exigente, afinal ele é bem maior que o 3DS, por exemplo (como você pode ver no vídeo demo) e também roda jogos de nível de console de mesa (afinal ele também é um console de mesa). Já imaginou você rodando Skyrim no busão ou no intervalo do trabalho/faculdade? Então, com Switch isso vai ser possível de uma forma mais confortável do que levar um trambolho na mochila (como um notebook gamer, por exemplo). Outro fator inovador é levar o multiplayer ao móvel sem perder qualidade: Todos sabemos que quando você vai jogar online precisa de uma internet legal, certo? Bom, o Switch aparentemente (não me decepcione, Nintendo!) vai trazer a possibilidade de você conectar dois consoles e jogar em uma rede local com seus amigos, imagina no intervalo da facul ou no seu horário de almoço com ozamigos? Pra mim parece muito atraente a ideia.
Outro fator que talvez tenha sido o motivo do "fracasso" do Wii U é falta de produtora trazendo títulos ao console, o que está claro que não acontecerá com o Switch: Além de sua Hype estar la em cima já foram anunciadas pelo menos 49 grandes produtoras dando suporte ao console além de ter easter eggs no vídeo demo de uma nova versão 3D de Mario e um novo Zelda.

Eu estou bastante ansioso para ver o Switch em funcionamento e sinceramente torço para o sucesso do console. A indústria dos consoles tem se mostrado bastante "tradicional" e sinceramente chata e nisso vejo a possibilidade de uma revolução, até porque até agora to achando o VR apenas uma daquelas modas temporárias que no futuro vai ser mais ou menos o que o Kinect/Move são agora.


Você também vai gostar:

2 comentários

  1. "A indústria dos consoles tem se mostrado bastante "tradicional" e sinceramente chata" tenho o mesmo ponto de vista mas se o switch tiver preço acessível no Brasil (Improvável) creio que chegue próximo ou quem sabe se iguale aos grandes do mercado (Sony e Microdinheiros) quem sabe não passe né mas dá forma que essa novidade trás ansiedade também traz desconfiança pelo simples fato que a Nintendo não faz nada certo desde do nitendo Wii e isso é explícito.o que resta é rezar e aguardar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo muito com você, porém se vc parar pra pensar a Nintendo tem se dado muito bem na parte de consoles portáteis, mesmo tendo smartphones e tablets os 3DSs da vida tem vendido muito (lá fora). Agora sobre o Brasil... Infelizmente nao acredito no sucesso até porque a Nintendo nem por aqui atua mais :c se se ela voltar, o que pode demorar algum tempo...

      Excluir