WWDC 2017: O que deve ser lançado pela Apple no evento especial

junho 03, 2017

Bem vindo, Junho! Bem vinda WWDC 2017! Evento que todo ano da as caras mas este ano um pouco diferente. É senhoras e senhores, teremos uma WWDC com Hardware! Bom, pelo menos eu espero e o motivo é simples: Vazou. Pelo que tudo indica (quando digo tudo, me refiro aos registros recentes da Apple) teremos novos iPads (Pro) e até mesmo Macbook neste belíssimo evento de Software. Mas as novidades acerca do evento não param por ai. Neste ano teremos um evento em uma cidade diferente. Em todos os anos o evento acontece em San Francisco e neste ano teremos o evento em San Jose. Não existe um motivo confirmado sobre a mudança mas ao que tudo indica seria para facilitar o deslocamento de funcionários da Apple, tendo em vista que o McEnery Convention Center fica bem mais próximo das sedes da maçã.

Alguns rumores já dizem que teremos lançamento de hardware para o evento mas o que realmente confirmou foi o registro feito pela Apple nesta semana de novos produtos, sendo: 5 novos modelos de Mac e 4 novos modelos de iPad. Lembrando que esses modelos podem ser apenas variações de armazenamento e no caso dos iPads, versões Wifi e LTE. A grande verdade é que a Apple não lança uma grande novidade (de hardware) na WWDC desde 2010 e updates simples desde 2013!

iPad Pro

Já faz algum tempo que estão circulando rumores de um iPad Pro de 10.5" com bordas levemente mais finas que os demais iPads. O iPad também deverá contar com updates de Hardware e Software (por isso o lançamento foi adiado de Março para Junho). Muitas das funcionalidades "Pro" que o iPad deverá receber serão frutos de updates de software. O recurso mais esperado (embora não vejo sentido nele) é o de multiusuários.

Macs

Ao que tudo indica a Apple deverá apresentar um novo Macbook e dar um upgrade nos processadores dos novos Macbooks Pro. É esperado melhora na parte interna da linha pro pois o hardware apresentado em Outubro de 2016 não agradou o publico, inclusive aumentou as vendas de Macbooks Pro antigos (vish).

A Apple revelou no começo do ano que vai dar um upgrade na sua linha de iMacs, mas acho que isso ficará para o final do ano e não para este evento. Não espere muita coisa dos iMacs. Mac Pro só ano que vem.

Siri Speaker

Mais um rumor que pode se concretizar neste evento: A Apple estaria preparando um "auto falante inteligente" que vai rodar um sistema similar ao iOS e será controlado pela Siri. Ao contrário do Google Home e Amazon Echo a nossa Siri terá uma tela sensível ao toque que servirá para mostrar informação (similar ao Echo Show). Também é muito provável que terá tecnologia da Beats nos auto falantes. O lançamento de fato deverá acontecer mais pra frente, mas parece que teremos um anuncio na Segunda-Feira.

A Siri Speaker vai ter integração com o controle do HomeKit e com todas as iCoisas da sua casa. Claro, isso além de contar piadinhas e narrar  jogos de futebol intergalácticos.

Este é um mercado em potencial, porque nem Echo e nem Google Home de fato vingaram. A Apple pode entrar com tudo no mercado igual como fez com o Apple Watch ou simplesmente ser mais uma. É o que veremos nos próximos meses.

iOS 11

Nesta WWDC a Apple deverá apresentar ao mundo a nova versão de seu principal (sim) sistema operacional. Não costuma vazar muito sobre os sofwares mas segundo rumores nós teremos mudanças especificas para iPads, como: Sistema de multiusuários (ainda acho inútil) e melhorias na multitarefas. A Apple também deve melhorar sua parte social com FaceTime em grupo, iMessage mais intuitivo e talvez mostrar uma parte de uma suposta rede social que está criando (isso já deu merda antes, Tim).

São esperadas melhorias no design das notificações, central de controle e lockscreen, além de ampliação do aplicativo TV e uma Siri com boas novidades e maior integração com aplicativos de terceiros. Quem sabe a Apple pode tornar uma assistente virtual realmente útil, coisa que ninguém fez ainda.

macOS, watchOS e tvOS

A Apple deve lançar também o macOS 10.13 com um novo wallpaper de algum lugar da Califórnia e melhorias no desempenho. Sério, é só isso que eu sei do macOS 10.13. Já o watchOS e tvOS serão apresentados com novidades na integração com os demais sistemas da Apple, incluindo com a Siri Speaker.

Realidade aumentada

Isso parece que está sendo guardado para o próximo iPhone, mas a Apple pode já revelar um "ARkit" para os desenvolvedores já começarem a trabalhar nesse universo. Tim Cook já demonstrou muito interesse na realidade aumentada e existem vários rumores sobre a Apple estar com uma grande equipe de desenvolvimento trabalhando nisso.

A Apple deve apresentar mais novidades sobre seus softwares do que seus hardwares nesse evento e dificilmente vaza alguma coisa de software da Apple, então o que podemos fazer é esperar pra ver o que realmente vai rolar no evento. O certo é que teremos um foco maior nos desenvolvedores, acessibilidade, educação e saúde.

BÔNUS: Wishlist.

Aqui vão as 5 coisas que eu mais quero ver no evento.

1 - Personalização da central de controle: O real motivo de eu querer isso é poder tirar o modo avião, assim podendo exibir a central de controle na minha lockscreen. (no caso de uma assalto o meliante não desliga seus dados, o que pode impedir o rastreamento do iPhone).

2 - Recursos no Brasil: Se a Apple trazer ao Brasil metade do que ela oferece la fora eu já estou contente, Apple Pay, Mapas com navegação curva a curva e Siri integrada nos esportes já me deixaria muito satisfeito.

3 - Drag and drop no iPad: Poder arrastar conteúdo de um App para outro no iPad é um desejo antigo meu e do Federico Viticci (sério, todo ano ele faz um conceito diferente disso)

4 - Dark mode: Acho que isso será lançado com o iPhone de tela OLED, mas seria legal já ter uma ideia de como vai ser no evento de amanhã.

5 - Realidade aumentada: Queria muito ver a Apple apresentando seu conceito para este futuro. Não duvido ser o conceito dela que pegue de fato na indústria (de novo).

Lembrando que vou acompanhar o evento e postar tudo no meu Twitter (@LordeRenan). Fiquem de olho!

Você também vai gostar:

0 comentários